Sinfônica e Lírico em Concerto | Aberturas e Coros de Verdi

10/07/19

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Aberturas e Coros de Giuseppe Verdi, considerado o maior compositor nacionalista da Itália, compõem o repertório de mais uma edição das séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto, nos dias 9 e 10 de julho. Com regência de Silvio Viegas, A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais apresentam, no Grande Teatro do Palácio das Artes, trechos das óperas Macbeth, La Forza del Destino, Nabucco, I Vespri Siciliani e Don Carlo. A realização desse concerto é um momento importante, já que a reunião dessas obras em um único repertório demonstra toda a força e capacidade dramática de Verdi.

Segundo o Maestro Silvio Viegas, óperas como Macbeth e Forza del Destino foram escolhidas para o repertório por, geralmente, não fazerem parte do programa dos concertos de orquestras brasileiras. “Tentamos fugir de títulos que todo mundo conhece e já costuma ouvir. Buscamos um Verdi que é pouco conhecido pelo público, mas que se expressa em toda sua grandiosidade musical”, revela o maestro, exaltando, também, a atuação do italiano na composição operística. “Ninguém escreveu óperas de maneira tão diversificada quanto Verdi, onde todas as vozes têm protagonismo. Para muitos, é considerado o maior compositor de óperas de todos os tempos”.

Buscando levar diferentes sensações ao público do Grande Teatro do Palácio das Artes, os concertos vão se desenvolver sobre o contraste as diferentes energias da obra de Verdi. “Assim como numa pintura em que as cores se complementam ou numa iguaria culinária, a diferença de texturas, cores e sabores enriquecem a experiência da música desse compositor. Em Verdi, há momentos contrastantes, com trechos mais introspectivos e outros explosivos”, explica o maestro, destacando que o texto é central na obra do compositor italiano para construir essa discrepância. “Verdi era um homem do teatro, e a palavra é de extrema importância na construção da dramaticidade da sua obra, seja um livreto de ópera ou um texto sacro”, conta Silvio.

Acesse o RELEASE na íntegra.

 

PROGRAMA

 

Stabat Mater (Quatro Peças Sacras)

 

Macbeth

Prelúdio

Patria opressa

 

La Forza del Destino

Abertura

 

Nabucco

Gli arredi festivi

Va’ pensiero

 

I Vespri Siciliani

Abertura

Don Carlo

Spuntato ecco il dì d’esultanza

Informações

Local

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h30

Duração

1h

Classificação

8 anos

Informações para o público

31 3236-7400