Música de Cinema

26/11 - 27/11

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Após o sucesso das apresentações realizadas em setembro, com ingressos esgotados, que trouxeram ao Palácio das Artes integrantes de vários fã-clubes, a Fundação Clóvis Salgado realiza dois novos concertos unindo Música e Cinema, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Os representantes dos fã-clubes estarão de volta, ao melhor estilo cosplay.

Com regência do maestro Sérgio Gomes, serão interpretados trechos de trilhas sonoras de grandes produções da Sétima Arte, ao mesmo tempo em que serão exibidos fragmentos dos respectivos filmes. No repertório, composições que deram ainda mais emoção a produções como a saga Harry Potter, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Superman, Jurassic Park, Star Wars e A Lista de Schindler.

Uma das mais bem-sucedidas adaptações da Literatura para o Cinema, a saga Harry Potter está no imaginário de adultos e crianças. Dessa história, a OSMG executa as composições The Sorcere’s Stone, Hedwig’s Theme, The Sorcere’s Stone, Nimbus 2000 e Harry’s Wondorous. Dos clássicos de aventura Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, será interpretada Raider’s March.

De Superman, a Orquestra Sinfônica executa March, tema introdutório do filme. A abertura do clássico de ficção científica Jurassic Park também está no repertório, assim como as composições Suite for Orchestra, Main Title, Princess Leia’s Theme, The Imperial March (Darth Vader’s Theme), Yoda’s Theme e Throne Room & End Title, de Star Wars, uma das sagas mais cultuadas de todos os tempos.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa das séries Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop. Já estiveram à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais os regentes Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

Sérgio Gomes – Graduado em trompa pela UFMG em 1997, nasceu no estado do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Sebastião Gomes, e de trompa aos 11 anos, na Escola de Música de Brasília, com o professor Raimundo Martins. Em 1977, passou a integrar como primeiro trompista a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas atuando também como solista. Em 1981, foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro trompista e solista. Esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop. Sérgio é o primeiro trompista solista e regente-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

“John Williams e música de cinema”

Harry Potter

The Sorcere’s Stone

Hedwig’s Theme

The Sorcere’s Stone

Nimbus 2000

Harry’s Wondorous

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Raider’s March

Superman

March

Jurassic Park

Teme Song

Star Wars

Suite for Orchestra

Main Title

Princess Leia’s Theme

The Imperial March (Darth Vader’s Theme)

Yoda’s Theme

Throne Room & End Title

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

LIVRE