SIRENE | Grupo Miserável

13/03/20 - 15/03/20

Teatro João Ceschiatti | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Nos dias 13, 14 e 15 de març0 (de sexta a domingo), o Teatro João Ceschiatti  recebe a estréia do espetáculo SIRENE, fruto de um processo colaborativo desenvolvido em 2019/2020 pelo Grupo Miserável (BH), com direção de Amora Tito.

O espetáculo tem como um dos motes inspiratórios o Realismo Fantástico, corrente literária que surgiu no século XX. Dois autores se destacaram durante as pesquisas: o mineiro Murilo Rubião e o argentino Julio Cortázar.

O uso de imagens e de textos autorais tem como desejo provocar no espectador um universo mágico e onírico como metáfora para tratar de assuntos importantes nos dias de hoje como a masculinidade tóxica, a ansiedade e os malefícios causados por uma vida rotineira imposta pelo sistema.

Outras fontes de inspiração são: Pina Bausch, Dimitris Papaioannou e as vivências pessoais de cada integrante do processo.

A diretora Amora Tito é atriz, dramaturga e diretora formada pelo CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica – Palácio das Artes) em 2014 e atualmente cursa licenciatura em teatro na Escola de Belas Artes (UFMG). Pesquisadora da dramaturgia contemporânea, foi residente em arte cênicas na Fundação Clóvis Salgado e é integrante e co-fundadora da Breve Cia (BH). Também é arte-educadora e compõe as equipes pedagógicas da Breve Cursos Livres e da Arte da Saúde de Venda Nova.

 

Sobre o grupo:

O Grupo Miserável foi fundado em Belo Horizonte em 2019 por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Pedro Ivo Alvarez, com o desejo de criar um trabalho que pudesse exprimir suas angústias e seus anseios. Assim, surgiu a cena curta Peixe de Ouro, trabalho de estreia do grupo, que foi apresentada nos festivais Na Margem da Arte, e na 4ª edição da Me Mostra. O ímpeto de desenvolver a cena em um espetáculo fez o coletivo aprofundar suas pesquisas dramatúrgicas e, posteriormente, convidar a diretora Amora Tito para conduzir o processo, o primeiro resultado deste encontro foi a cena curta Polegares Opositores estreada na 5ª edição da Me Mostra.

O grupo não conta com auxílio ou patrocínio de quaisquer instituições e sua viabilização se deu através do apoio popular e de artistas parceiros. O grupo desenvolveu também no ano de 2019 o evento Rolê Miserável que reuniu diversos artistas da cidade a fim de levantar fundos para a construção desse espetáculo.

Sinopse:

Um lugar em que comumente, após a construção de vidas civilizadas e terras ocupadas por casas de tijolos e chinelos de borracha, as pessoas se inundam. Uma grande lupa se instaura bem diante dos nossos olhos. O que nos aprisiona? Quais são as nossas fomes? No meio das praças das grandes e pequenas cidades, um monumento fálico indica a toxicidade da civilização. Nada nunca muda na Cidade dos Ventos. A Sirene nos coloca em estado de alerta indicando que algo vai acontecer. O que muda quando tudo permanece igual?

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Amora Tito

Concepção e atuação: Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Pedro Ivo Alvarez

Dramaturgia Coletiva

Orientação dramatúrgica e Preparação Corporal: Amora Tito

Textos: Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Pedro Ivo Alvarez

Iluminação: Zinho Marques

Figurino: Daniel Perón

Trilha sonora original: Pedro Ivo Alvarez e Eduardo Spinardi

Músicas: Giuli Paz

Direção de Produção: Bruno Pimenta

Assistência de Produção: Ana Flávia e Yasmine Guimarães

Assessoria de comunicação: Bremmer Guimarães

Arte gráfica: Nathan Barbosa

Fotógrafo: Igor Cerqueira

Realização: Grupo Miserável

Informações

Local

Teatro João Ceschiatti | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

13 e 14 de março | 20h

15 de março | 19h

Duração

1h20

Classificação

16 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400