VAC 2020 | Mostra de cinema

04/02/20 - 07/02/20

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Com curadoria do Grupo Oficcina Multimédia, a Mostra de Cinema do VAC apresenta um programa duplo — a Perspectiva André Luiz Oliveira e o Panorama do Cinema Francês – Anos 50/60.

Confira a PROGRAMAÇÃO completa.

Sinopse do Panorama Cinema Francês anos 50/60

No Panorama do Cinema Francês anos 50/60 serão apresentados alguns dos filmes de Henri-Georges Clouzot, Louis Malle e Jean-Luc Godard, diretores que precederam ou integraram o movimento da Nouvelle Vague, buscaram a experimentação da linguagem e transgrediram as regras estabelecidas no cinema comercial da época. Esse Panorama conta com o apoio do Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França e Embaixada da França no Brasil

Sinopses dos filmes do Panorama do Cinema Francês anos 50/60

• As diabólicas • Henri-Georges Clouzot • França • 1955 • 117 min.

Christina é uma rica herdeira, proprietária e professora de um colégio, cuja administração acha-se a cargo de seu marido, Michel. Ele dirige o colégio com mãos de ferro, bate na mulher, a humilha, serve comida estragada no refeitório, é odiado por todos, professores e alunos, além de ser amante de Nicole, uma das professoras. Nicole procura Christina e lhe diz que ele só se casou com ela pelo seu dinheiro e que torce para que ela sofra infarto e, assim, ele possa herdar toda a sua fortuna. Em seguida, sugere um plano para, juntas, assassiná-lo.

• O mistério Picasso • Henri-Georges Clouzot  • 1956 • 78 min.

Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês está fazendo um filme. Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou em 1984 este documentário um tesouro nacional.

• Ascensor para o Cadafalso • Louis Malle • 1958 • 92 min.

O filme conta a história da enigmática Florence Carala. Casada com o milionário Simon Carala, mas apaixonada por outro, Florence decide matar o marido com a ajuda do amante Julien Tavernier. Tavernier é um ex-militar que trabalha como espião na Indochina para o marido de Florence. Planejado para parecer um suicídio, as coisas começam a dar errado quando Tavernier decide buscar uma corda no terraço e fica preso no elevador (o “ascensor” do título).

• Zazie no metrô • Louis Malle • 1960 • 93 min.

Zazie, uma garota do interior da França, tem a chance de conhecer Paris pela primeira vez, passando dois dias na capital francesa. Hospedada na casa de seu pouco convencional tio Gabriel, Zazie cultiva um sonho: andar de metrô. Mas uma greve dos metroviários frusta seu plano. No táxi de Charles, um amigo de seu tio, ela inicia seu contato (e suas aventuras) pela cidade-luz.

• O desprezo • Jean-Luc Godard • 1963 • 105 min.

Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

• O demônio das onze horas • Jean-Luc Godard • 1965 • 115 min.

Casado com uma italiana e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixa um rastro de roubos por onde passam.

Sinopse da Perspectiva André Luiz Oliveira

A Perspectiva André Luiz Oliveira, traz a Belo Horizonte, uma seleção da produção do cineasta baiano radicado em Brasília. Seu filme mais recente “O outro lado da Memória” será lançado no VAC 2020 e o diretor estará presente para um bate-papo com mediação da escritora Lúcia Castelo Branco.

Sinopses dos filmes da Perspectiva André Luiz Oliveira

• Cozinheiro do Tempo • André Luiz Oliveira • 2011 •  57 min.

Bené Fonteles é um “artivista” – artista e ativista nas questões políticas e ambientais. Ele prega a arte da cura, a qual promove a autotransformação do indivíduo dentro do espaço social. Bené Fonteles anda pelo Brasil disseminando sua arte e mostrando o valor que as coisas simples da vida têm. Ele expressa a liberdade espiritual quando o ser humano está em contato com a natureza.

• Zirig Dum Brasília – A Arte e o Sonho de Renato Matos • André Luiz Oliveira • 2014 • 74 min.

Em busca de sua identidade artística, o baiano radicado em Brasília Renato Matos é o protagonista desse documentário. Relatando a vida do multi-artista, temos sua biografia que mescla diversas áreas do mundo artísticos e diversas questões a serem discutidas.

• Exu Iluminado • André Luiz Oliveira • 2011 • 60 min.

Um olhar sobre a obra do escultor baiano Mário Cravo.

• O outro lado da memória • André Luiz Oliveira • 2018 • 110 min.

Em 1996 o diretor André Luiz Oliveira iniciou a pré produção do longa Viva o Povo Brasileiro, uma adaptação da obra homônima de João Ubaldo Ribeiro. No entanto, devido a uma série de acontecimentos dramáticos, o processo precisou ser interrompido em 2005, quase dez anos depois de sua idealização inicial. Os bastidores e algumas cenas do filme inacabado receberam um novo tratamento, assumindo uma linguagem documental e evidenciando, dessa forma, as relações mais profundas entre o criador, André, e a criatura, o filme.

* No dia 07 de fevereiro, após o filme haverá um bate-papo com o diretor André Luiz Oliveira. Não haverá sessão às 21h.

ENTRADA FRANCA com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Este evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.