Valter Hugo Mãe | Literatura

25/06/19

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 25 de junho, terça-feira, às 19h30, o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe o escritor português Valter Hugo Mãe para uma verdadeira maratona literária, coordenada por Afonso Borges, criador do projeto Sempre um Papo.

Na pauta, três livros novos, editados pela Biblioteca Azul: As Mais Belas Coisas do Mundo, Contos de Cães e Maus Lobos e O Nosso Reino. As atividades de Valter Hugo Mãe no Brasil consagram a parceria entre o Sesc SP e o Fliaraxá, pelo segundo ano consecutivo.

 

A entrada é gratuita e será liberada 1h antes do evento. Espaço sujeito a lotação.

 

Sobre os livros lançados

As Mais Belas Coisas do Mundo

O conto “As Mais Belas Coisas do Mundo”, de Valter Hugo Mãe, ganhou publicação exclusiva e inédita no Brasil. A história que, originalmente, pertence ao livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, recebeu edição com projeto gráfico e acabamento especiais. A obra é um pequeno conto do autor português que, a partir da perspectiva infantil, examina o que seriam as mais belas coisas do mundo. Como em uma reunião de recortes de sua vida, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, seus ensinamentos e a maneira como ele provocava sua curiosidade na investigação dos sentimentos das pessoas, como um detetive de interiores. Com ilustrações de Nino Cais, o livro traz também uma nota do autor, em que conta um pouco de sua relação com o avô. O texto de quarta-capa é assinado pela escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, e pelo escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco.

 

Contos de Cães e Maus Lobos

Trata-se de uma nova edição do livro “Contos de Cães e Maus Lobos”, de Valter Hugo Mãe. Única obra de contos do autor português, célebre por escrever romances marcados de lirismo e oralidade, o livro traz 11 narrativas que permeiam o universo infantil, entre a descoberta e o assombro. Valter afirma não saber se dirigir ao público infantil, mas aqui compõe fábulas que repercutem em leituras prévias, como se buscassem encantar a criança no adulto. Entre as histórias, uma menina pobre que busca a riqueza interior, a mãe que aprende a lidar com a perda de um filho, um menino solitário que busca a felicidade nos livros, e a aparição de uma santa em um vilarejo, além do inédito “Nossa Senhora de Vila do Conde”, escrito especialmente para este volume. Leitores das mais variadas idades poderão ser atingidos pela força e pela sutileza dessas narrativas.

 

O Nosso Reino

“O Nosso Reino”, romance de estreia de Valter Hugo Mãe, ganha nova edição. A obra é a primeira da série composta por “O Remorso de Baltazar Serapião”, “O Apocalipse dos Trabalhadores”  e “A Máquina de Fazer Espanhóis”, em que o autor compõe livros apenas com as letras minúsculas – e que acabou se tornando uma das suas principais características. Em meio ao regime salazarista, que vigorou em Portugal por quatro décadas, “O Nosso Reino” conta a história de um menino de oito anos e sua vida em uma pequena aldeia de pescadores em Portugal, nos anos 1970. Essa é a história de Benjamim, um menino que procura alguma forma de transcendência ao tentar levar o que imagina ser a vida de um santo. Estão presentes a todo momento os elementos de uma mitologia infantil, os medos e fantasias de um mundo em formação. Já em sua primeira obra de ficção, Valter demonstra o lirismo e a força que o tornaram célebre. Como define o próprio autor, “o nosso reino é o retrato de uma solidão espiritual a partir do vulnerável ponto de vista infantil”.

 

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Sua obra está traduzida em muitas línguas, tendo um prestigiado acolhimento em países como Alemanha, Espanha, França e Croácia. Pela Biblioteca Azul, publicou os romances o remorso de baltazar serapião (Prêmio Literário José Saramago), o apocalipse dos trabalhadores, a máquina de fazer espanhóis (Grande Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom de Melhor Romance do Ano), O filho de mil homens, A desumanização e Homens imprudentemente poéticos. Escreveu livros para todas as idades, entre os quais: O paraíso são os outros e Contos de cães e maus lobos. Sua poesia foi reunida no volume Publicação da mortalidade.

 

Informações

Local

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

19h30

Informações para o público

31 3236-7400