FIF BH Imagens Resolutivas: Ricardo Muñoz Izquierdo

Você já ouviu falar no Festival Internacional de Fotografia (FIF)? Nos últimos anos, a Fundação Clóvis Salgado tem recebido exposições desse festival que sempre aborda temáticas pertinentes, propondo reflexões atuais tanto para o público como para os artistas. Desta vez, o FIF BH 2020 traz o desafio de produzir imagens com o objetivo de solucionar problemas de qualquer ordem e de olhar para o mundo de maneira diferente. Artistas de todas as partes do mundo inscreveram suas imagens fotográficas para participar da exposição. É interessante observar como as pessoas com culturas diferentes das nossas pensam a proposta trazida pelo FIF. Os resultados são bastante distintos e criativos.

Tendo isso em vista, convidamos você para conhecer um pouco do trabalho do artista colombiano Ricardo Muñoz Izquierdo, cuja série de fotografias intitulada Portraits / Fingimientos: cuerpos y retratos compõe a exposição do FIF.

Observe as imagens abaixo:

Figura 1: Trabalho da série “Portraits / Fingimientos: cuerpos y retratos”, Ricardo Muñoz Izquierdo. Fonte: site do FIF BH 2020.
Figura 2: Trabalho da série “Portraits / Fingimientos: cuerpos y retratos”, Ricardo Muñoz Izquierdo. Fonte: site do FIF BH 2020.

Perceba como Muñoz intervém na imagem fotográfica por meio do desenho, criando, assim, outra imagem. E você, ficou com vontade de experimentar essa técnica também? Em qual imagem interviria se fosse o artista? Que tal testar e enviar pra gente o resultado? Então, vamos lá!

Passo a passo:

1°- Primeiro você deve fazer uma pesquisa em revistas, jornais ou arquivos pessoais para encontrar uma fotografia em que possa interferir. Faça essa busca, selecione a imagem e separe-a.

2°- Em seguida, escolha a técnica que vai usar para fazer a intervenção na foto. Pode ser desenho, pintura, frotagem, estêncil, colagem, entre outras. Nas propostas anteriores do Criarte, mostramos algumas técnicas que também podem ser utilizadas nessa proposta. Você pode consultá-las quando quiser. Mas, atenção! É importante observar as características do material em que a fotografia foi impressa para saber se é possível fazer uso de determinados métodos ou não.   

3°- Agora, mãos à obra! Faça como Ricardo Muñoz e como outros artistas do FIF, e exercite sua imaginação para criar outras formas de ver o mundo.

Fotografe o resultado e compartilhe com a gente usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Figura 3: Trabalho da série “Portraits / Fingimientos: cuerpos y retratos”, Ricardo Muñoz Izquierdo. Fonte: site do FIF BH 2020. 

Para saber mais sobre o FIF, clique aqui.

Sobre a autora:

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.