Escola de Música

O Curso Básico de Música tem como objetivo formar o músico performer– cantor ou instrumentista – com conhecimento específico na área de performance musical, para atuar como solista ou camerista, compor grupos profissionais ou amadores, orquestras, corais e outras formações musicais. O curso tem duração de três anos.

A capacitação dos alunos se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico do aluno e otimizar suas habilidades para a performance, a criação e a apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.

O aluno inicia o percurso com a aprendizagem de seu instrumento específico, escolhido durante o processo seletivo, em conjunto com disciplinas responsáveis por sua formação musical inicial, tais como: Apreciação Musical I, Percepção Musical I e Rítmica I.

Podem se inscrever no processo seletivo do curso de instrumento pessoas entre 13 e 35 anos. Para a modalidade Canto, a idade é de 13 a 35 anos para as mulheres e 16 a 35 para os homens.

CURSO BÁSICO COMPLEMENTAR PARA CANTO ERUDITO OU INSTRUMENTOS

O Curso Básico Complementar é ofertado aos alunos do Curso Básico de Música e a outros candidatos com formação equivalente, possibilitando a ampliação de seus estudos musicais. Com duração de um ano, o curso oferece outras abordagens musicais provenientes do ensino de música popular, como o jazz, sua história e estética, improvisação, criação de arranjos e iniciação à composição musical.

Disciplinas

COLETIVAS

Apreciação Musical, Arranjo e Improvisação, Introdução à Análise Musical, Contraponto, Introdução à Composição Musical, Expressão Corporal, Harmonia Tradicional, História da Música, Percepção Musical, Regência, Ritmo, Teclado Complementar, Trilha Sonora, Yoga Aplicada à Música (disciplina optativa).

INDIVIDUAIS

Clarineta, Contrabaixo, Flauta Transversal, Fagote, Oboé, Percussão, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Viola de Orquestra, Violino, Violoncelo, Canto Erudito, Violão Clássico.

PRÁTICAS DE CONJUNTO

Canto Coral, Prática de Orquestra, Grupos de Câmara, Grupo de Percussão, Performance em Música Antiga e Coral Infantojuvenil Palácio das Artes.

 Instrumentos

CANTO ERUDITO

A disciplina capacita o aluno para a atuação artística profissional do canto erudito, equilibrando prática, conhecimentos técnicos e teóricos e proporcionando a qualificação do músico cantor.

PERCUSSÃO

A disciplina visa desenvolver habilidades essenciais à execução da percussão erudita, objetivando uma interpretação musical coerente com os aspectos técnicos e o estilo do repertório estudado.

FAGOTE

A disciplina propõe o desenvolvimento individual de habilidades técnicas, com ênfase na execução e nas estéticas musicais solísticas, de música de câmara e trechos orquestrais.

TROMPA

A disciplina desenvolve a técnica e a performance da trompa e tem o objetivo de ensinar o aluno a reconhecer o instrumento, trabalhar a sua respiração, embocadura, entre outras questões.

TROMPETE

A disciplina desenvolve no aluno habilidades técnicas, musicais e interpretativas do trompete para performance, ensinando-o a tocar repertório solo e em diversos formatos de grupos musicais.

VIOLÃO CLÁSSICO

A disciplina prepara o aluno para atuar como músico solista e de câmara, além de desenvolver a ampliação de sua cultura, educação e socialização por meio do violão.

VIOLINO

A disciplina visa ensinar ao aluno as posições do instrumento e das mãos, além de trabalhar a sonoridade e vários outros aspectos técnicos e estéticos do violino.

VIOLONCELO

A disciplina visa desenvolver habilidades críticas, técnicas e interpretativas na performance do violoncelo.

CLARINETA

O curso está diretamente atrelado ao desenvolvimento da escrita para clarineta dentro da orquestra e a utilização do instrumento no meio sinfônico.

VIOLA DE ORQUESTRA

O curso objetiva fazer com que o aluno domine os princípios técnicos do instrumento, tenha bom conhecimento do repertório solo e seja capaz de participar de conjuntos musicais de natureza variada.