Escola de Produção em Artes Visuais

best custom writingCurso de Produção em Artes Visuais

O curso de Produção em Artes Visuais tem como objetivo qualificar profissionais para o exercício das atividades técnicas no campo das artes visuais, no que diz respeito aos processos de montagem e exibição de obras de arte para o público. O estudante concluinte estará apto a viabilizar e produzir eventos em artes visuais de maneira geral, como feiras, leilões, exposições em galerias e em espaços alternativos.

Para se atingir a excelência na formação do aluno, a estrutura curricular é dividida em cinco módulos semestrais: Curadoria, Expografia, Mediação Cultural, Produção e Conclusão de Curso, abaixo descritos.

MÓDULO CURADORIA – O módulo tem o objetivo de introduzir o aluno aos conceitos básicos da curadoria, a atuação do profissional e relações com o mercado, instituições, público e com a história da arte;

MÓDULO EXPOGRAFIA – O módulo pretende instruir o aluno no desenvolvimento da percepção e do raciocínio da organização do espaço expositivo, bem como os princípios e métodos para a apresentação visual de obras.

MÓDULO MEDIAÇÃO CULTURAL – O módulo proporcionará ao aluno a compreensão do campo de atuação do mediador, suas estratégias didáticas para potencializar a experiência estética de públicos diversos e fomentar o encontro da arte através de práticas educacionais.

MÓDULO PRODUÇÃO – O módulo capacitará o aluno a entender o funcionamento dos processos de uma produção em artes visuais (planejamento e escrita de projetos; captação de recursos; leis de incentivo à cultura; financiamento colaborativo; processos de viabilização para ocupação de espaços públicos).

MÓDULO DE CONCLUSÃO DE CURSO: O módulo proporcionará ao aluno a compreensão de temáticas relacionadas com a cultura contemporânea, como relações étnicas raciais, sustentabilidade ambiental, ética profissional e realização de evento, capacitando o aluno para sua inserção no mercado de trabalho.

O aluno poderá escolher o seu percurso de aprendizado, pautado na escolha de cada um dos módulos supracitados e será certificado por cada um dos módulos como Assistente.

Ao concluir os quatro módulos supracitados, o aluno estará apto para ingressar o Módulo de Conclusão de Curso e. após sua conclusão, irá obter certificação em Produção em Artes Visuais. O aluno poderá se inserir no mercado profissional como assistente de produção, assistente de curadoria, montador, arte educador ou como proponente de projetos, visto que sua trajetória formativa proporcionará condições para que atue nas várias etapas da realização de um evento em artes visuais, desde a escrita de um projeto, montagem e desmontagem de exposições e auxiliar o curador na pesquisa e nos projetos expográficos.

 

Todas as informações sobre os processos seletivos das Escolas do Cefart são publicados na página de Editais neste site, no menu Institucional.