Escola de Artes Visuais

Apresentação geral da Escola

A Escola de Artes Visuais oferece Cursos Básicos e de Formação Inicial que visam preparar o estudante para a compreensão histórica, social e artística dos aspectos teóricos inerentes à concepção, montagem e mediação cultural de exposições de arte. Os itinerários formativos abordam a elaboração de projetos culturais, pensamento curatorial, história da arte, mercado, concepção do espaço expositivo, novas mídias, suportes e a atuação no campo da arte educação.

A cada semestre são oferecidos cursos de nível básico em Arte Educação, Curadoria, Expografia e o curso de Formação Inicial Continuada em Assistente de Produção Cultural. Todos eles são no turno noturno e têm a duração de um semestre letivo cada.

Coordenação: Mariana Rodrigues e Ana Luiza Emerich

Matrizes Curriculares dos Cursos (inserir hiperlink para baixar o arquivo em PDF)

Corpo Docente da Escola de Artes Visuais (inserir hiperlink para baixar o arquivo em PDF com mini-currículos e fotos dos professores)

Apresentação dos Cursos

1. a) Curso Básico em Arte Educação: apresenta programas e projetos educativos para as artes visuais, relacionados à mediação cultural e a outras práticas educacionais, pensando a adequação de conteúdos a públicos diversos.

Horário das aulas: ofertadas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30.

Local: virtualmente na plataforma Cefart Virtual (hiperlink https://cefartvirtual.aix.com.br). E, eventualmente, presencialmente no Centro de Formação Artística e Tecnológica/Cefart.

Pré-requisitos: para todas as disciplinas, estar regularmente matriculada(o) ou ter concluído o Ensino Médio, no ato da matrícula.

Tipo de certificação: declaração de conclusão de curso livre.

1. b) Curso Básico em Curadoria: aborda os conceitos da curadoria e a atuação do profissional em suas relações com o mercado, instituições, público e história da arte.

Horário das aulas: ofertadas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30.

Tipo de certificação:  declaração de conclusão de curso livre.

1. c) Curso Básico em Expografia: investiga os princípios e métodos para a exibição visual de obras de arte e desenvolve conceitos básicos para a percepção espacial de galerias e de espaços expositivos alternativos.

Horário das aulas: ofertadas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30.

Local: virtualmente na plataforma Cefart Virtual (hiperlink https://cefartvirtual.aix.com.br). E presencialmente no Centro de Formação Artística e Tecnológica/Cefart.

Tipo de certificação: declaração de conclusão de curso livre.

1. d) Curso Formação Inicial Continuada (FIC) em Assistente de Produção Cultural: o curso examina processos de planejamento e escrita de projetos, captação de recursos, leis de incentivo à cultura, financiamento colaborativo e viabilização para ocupação de espaços públicos.

Objetivo do Curso: promover a qualificação de futuros profissionais que atuarão como Assistentes de Produção Cultural com ênfase em Artes Visuais a partir da apropriação de conhecimentos da produção e linguagens artísticas.

Quantidade de vagas: 15 vagas

Horário das aulas: ofertadas de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h30.

Local: presencialmente nas dependências do Centro de Formação Artística e Tecnológica/Cefart. E, eventualmente, também virtualmente na plataforma Cefart Virtual (hiperlink https://cefartvirtual.aix.com.br).

Tipo de certificação: certificado de formação profissional

Ao final de cada semestre é desenvolvida, de forma colaborativa entre estudantes e professores, com a participação integrada de todos os cursos regulares, a Mostra da Escola de Artes Visuais (hiperlink), na qual os estudantes podem desenvolver e colocar em prática os conteúdos abordados nos cursos.

O corpo docente da escola é também responsável pelo programa Educativo FCS (inserir hiperlink para a página específica do Educativo FCS), programa que visa proporcionar ao público experiências que o levem a uma compreensão das artes e a fomentar a reflexão e a ampliação de conceitos relacionados à cultura e à contemporaneidade. Os professores da Escola de Artes Visuais realizam pesquisa, planejamento e execução de ações formativas no campo das artes, desenvolvendo atividades artístico-pedagógicas ligadas à mediação nos diversos espaços da Fundação Clóvis Salgado. O conteúdo do Programa Educativo se desenvolve em ações como o Educativo On-line, atualizado semanalmente nas redes sociais, apresentando os seguintes eixos temáticos: Criarte, Um Click de Cultura, Cineminha on-line, Bora Falar de Arte e Curiosidartes. Presencialmente, ele se desenvolve através de ações como Encontro com a Cia. de Dança, Cine-Escola, Concerto Didático, Visitas Mediadas, entre outras.