Objetivos

Nos dias 5 e 6 de agosto a Fundação Clóvis Salgado apresenta o espetáculo PrimeiraPessoaDoPlural. Com direção de Jorge Garcia e Tuca Pinheiro, o Grande Teatro recebe a próxima montagem da Cia de Dança Palácio das Artes. 

Estreado em 2015, PrimeiraPessoadoPlural consiste em um encontro de ideias, conflitos, indivíduos e pensamentos. A composição é resultado de um processo colaborativo/investigativo onde prevalecem atravessamentos transculturais, refletidos na representação de corpos e etnias em movimento. Todos pertencentes a um mesmo tempo e paradoxalmente atemporais.

Aproximadamente 80 peças, entre roupas e adereços, foram criadas pela figurinista Ananda Sette para o espetáculo. As peças buscam retratar como a influência dos povos indígenas, africanos e europeus se traduziram na cultura brasileira. Já a trilha sonora, combina elementos da cultura nacional, cantos de manifestações religiosas, música popular, batuques das religiões afro-brasileiras e música clássica europeia. A iluminação, criada por André Boll, fica posicionada de forma difusa.

Cia de Dança Palácio das Artes 

Corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. 

Jorge Garcia 

Natural de Recife-PE, Jorge Garcia atuou como bailarino e coreógrafo em importantes companhias de dança como Cisne Negro Cia de Dança e Balé da Cidade de São Paulo. Realizou, também, trabalhos independentes, como o Gentlemen de Rua (GRUA), grupo de improviso, vídeo e performance, vivências em óperas, teatro e cinema. Em 2005, fundou a J. Gar. Cia de Dança Contemporânea, em que desenvolve sua pesquisa de linguagem em dança e outras possibilidades artísticas, utilizando elementos da cultura brasileira, como a Capoeira de Angola e a Dança Contemporânea, Contato Improvisação e Composição Instantânea.

Tuca Pinheiro 

Mineiro de Patos de Minas, Tuca Pinheiro é bailarino, formado em dança clássica e contemporânea, diretor coreográfico, criador, professor e pesquisador em dança contemporânea. Desenvolve seus estudos, parcerias e criações coreográficas junto a profissionais brasileiros e estrangeiros com foco voltado à pesquisa teórico/prática em dramaturgia de dança, bem como à pesquisa de novos dispositivos que atuem e auxiliem o bailarino interprete/criador nos processos de criação/composição coreográfica em dança contemporânea. Assinou a direção coreográfica de Coreografia de Cordel, da Cia de Dança Palácio das Artes, em 2004.

*Fotos: Paulo Lacerda e Netún Lima

Lei da meia-entrada: A Lei Federal nº 12.933/2013 dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artísticos culturais e esportivos. Clique e acesse o texto na íntegra 

Data de início

05 de Agosto de 2017

Data de término

06 de Agosto de 2017

Endereço

Grande Teatro do Palácio das Artes

Preço

R$ 20,00 (INTEIRA) | R$ 10,00 (MEIA-ENTRADA)

Mais informações

COMPRAR INGRESSOS

EVENTO

PrimeiraPessoaDoPlural | Cia de Dança Palácio das Artes 

HORÁRIO
Sábado, às 20h30 e Domingo, às 19h

CLASSIFICAÇÃO
 16 anos

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas