Objetivos

No dia 26 de setembro, o Teatro João Ceschiatti recebe o espetáculo de dança Casa de Ferro, da companhia baiana Grupo Estado Dramático, como parte da quinta edição da Rede Terreiro Contemporâneo de Dança

No quinto encontro nacional da Rede Terreiro Contemporâneo de Dança. o foco se intensifica na apreciação e discussão da diversidade estética proposta na contemporaneidade por criadores atuantes a partir de uma cosmologia negra e brasileira. O tempo e o espaço para a cena são resignificados, assim como os eixos sociais de onde nasce a inspiração para estas danças. 

A programação conta com dez espetáculos vindos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e quatro rodadas do Ciclo de Discussão Sobre Estéticas Contemporâneas da Dança Negra, que concentra algumas importantes personalidades do mundo das artes em Belo Horizonte, instituição de ensino como a UFMG, grupos artísticos, produtores e apreciadores técnicos do fazer artístico.

Casa de Ferro

Com direção e atuação de Maurício Assunção, Casa de Ferro apresenta passagens como o nascimento, a raiz (Terra Mãe), a captura, a travessia, o cativeiro, a evangelização, a resistência, o castigo e a transcendência metafísica do povo negro, trazendo à luz a história da população brasileira afrodescendente e sua ancestralidade.

O espetáculo expõe o desenraizamento do povo africano e de sua cultura, passando pelo processo de dominação forçada e a posterior transcendência no âmbito mítico-ritualístico, mostrando a força desses seres humanos que encontraram em sua identidade ancestral o poder para lutar e propagar sua cultura. Casa de Ferro foi o primeiro espetáculo do grupo voltado à diáspora africana, e de 2006 a 2012 já foi apresentado em festivais e teatros de diversos estados brasileiros, além de Santiago do Chile e Guiana Francesa.

Lei da meia-entrada: A Lei Federal nº 12.933/2013 dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artísticos culturais e esportivos. Clique e acesse o texto na íntegra

Data de início

26 de Setembro de 2017

Data de término

26 de Setembro de 2017

Endereço

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes

Preço

R$ 10 (INTEIRA) | R$ 5 (MEIA-ENTRADA)

Mais informações

COMPRAR INGRESSO

EVENTO
Rede Terreiro Contemporâneo de Dança | Casa de Ferro

HORÁRIO
16h30

DURAÇÃO
50 minutos

CLASSIFICAÇÃO LIVRE  

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas