Objetivos

A Fundação Clóvis Salgado apresenta a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais no período de 29 de novembro a 18 de fevereiro.

O acervo é composto por quase 40 fotos de acervos pessoais de amigos e familiares dos artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo, coletadas ao longo de 25 anos, desde o casamento, em 1929, até a morte de Frida, em 1954.  O casal mantinha grande amizade com personalidades da época, entre eles fotógrafos como Manuel Alvarez Bravo, Nicolás Murray e Edward Weston, que testemunharam fases diferentes da vida dos dois, incluindo os encontros e desencontros, as controvérsias e os problemas médicos de Frida. A curadoria é do Instituto Nacional das Belas Artes da Secretaria de Cultura do México.

Volta ao mundo

Belo Horizonte é a segunda cidade a receber a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho no Brasil, além de Recife. Organizada pela Secretaria de Cultura do México, através do Instituto Nacional de Belas Artes e do Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo, as fotos já passaram por vários países, como EUA, Suécia, Polônia, Romênia, Peru, Turquia, Israel, Jordânia, Azerbaijão, Belize e Taiwan. A itinerância procura levar um pouco das manifestações culturais do México para outros lugares do mundo, visando fortalecer o conhecimento e o diálogo cultural entre os povos. 

Casal explosivo

Diego e Frida foram um dos casais mais polêmicos da história da arte no México, provocando inveja e admiração de seus contemporâneos. A paixão pela arte os aproximou, mas a relação foi marcada tanto pela competição entre os talentos quanto pelo compartilhamento de conhecimento e descobertas. 

Ao se casarem, em 1929, os artistas partiram para os Estados Unidos, um período que foi fundamental tanto pessoalmente quanto nas obras dos dois. Diego se aproximou e depois rompeu com os poderosos Rockfeller, enquanto Frida se confrontava com uma visão de um novo mundo: capitalista, tecnológico, industrializado. E por aí a pintora se iniciou em um caminho de introjeção: procedimentos cirúrgicos, dificuldade de engravidar e diagnósticos de depressão deixaram vestígios em sua obra.

Data de início

29 de Novembro de 2017

Data de término

18 de Fevereiro de 2018

Endereço

CâmeraSete - Casa de Fotografia de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 737)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO
Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho

HORÁRIO
Terça a sábado das 9h30 às 21h

CLASSIFICAÇÃO LIVRE   

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas