Objetivos

O Pelicano (Foto: Thiago Di Nazaré)

Governo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado apresentam Minas Pocket Teatro.

Dia 12 de dezembro, a Sala Juvenal Dias recebe o espetáculo O Pelicano, de August Strindberg, realizado pela Companhia de Teatro.

A peça apresenta um universo familiar em que os conflitos se acentuam em torno de uma mãe extremamente autoritária e mesquinha, que se envolve amorosamente com o genro. Com a morte do patriarca, todas as mazelas que cercam aquela família são reveladas. O campo de batalha está armado e os conflitos ganham contornos extremamente agressivos, para aqueles cinco personagens – Mãe, Filho, Filha, Genro e Criada –, que só encontram na agressividade sua forma de convivência. 

Em uma cena entre a mãe e o filho, este diz para ela: “Pra que você quer que eu fique? Não faria mais do que torturar você com minhas palavras ate você morrer.” – Assim é Strindberg, uma guerra psicológica sem fim, sem piedade ou complacência.

A montagem de O Pelicano propõe uma investigação estética em que se faz sentir a presença de fundamentos do pensamento de Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade, assim como o aproveitamento de elementos da dança Butoh, estilo surgido no Japão pós segunda guerra mundial, como técnica de aperfeiçoamento corporal incorporada à interpretação dramática. O espetáculo, em sua simplicidade quase minimalista, aprofunda e expõe as relações entre os personagens, de maneira torturante: os conflitos ganham força nos silêncios e na imobilidade de cada um. Procura-se radicalizar o sentido da morte, componente fundamental do texto de Strindberg, seja através da concepção cenográfica, como também em seu figurino, movimentação cênica e construção de personagens. A presença de Chopin em sua trilha, contribui para acentuar o clima de velório, da mesma maneira que acentua as sugestões sensoriais de cheiro e frio.

O espetáculo tem direção de Luiz Paixão, que também assina o cenário e figurino, e produção da Companhia de Teatro, uma das mais atuantes companhias de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Minas Pocket

O Minas Pocket é uma iniciativa da FCS para integrar diferentes segmentos culturais. Por meio desse programa, além da Música, será realizada uma programação diferenciada com eventos sobre Literatura, Design, Arquitetura, Dança, Performance e Teatro, potencializando a produção e a fruição cultural na cidade.

Data de início

12 de Dezembro de 2017

Data de término

12 de Dezembro de 2017

Endereço

Sala Juvenal Dias | Palácio das Artes

Preço

Entrada gratuita

Mais informações

EVENTO
Minas Pocket Teatro | O Pelicano 

HORÁRIO
20h

DURAÇÃO
45min

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas