Objetivos

No dia 10 de abril, às 20h30, Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes recebe um dos maiores nomes do piano da atualidade, a pianista russa Ksenia Nosikova.

Descrita pela crítica como uma pianista “de primeira qualidade” (Fono Forum/Alemanha) e de “refinada sensibilidade e excelente pianismo” (New York Concert Reviews), Ksenia Nosikova é um dos grandes destaque do cenário musical internacional, apresentando-se com frequência pela Europa, Ásia, Rússia, EUA, Canadá e América do Sul.

Dentre as principais salas de concerto em que se apresentou, estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong (China). É convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). Ksenia Nosikova gravou para os selos Profil Medien, Albany, Centaur e Capstone Records.

Dentre Seus 9 aclamados cds, está a gravação da integral dos “Anos de Peregrinação” de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista “London’s International Piano Magazine”, o volume “Itália” dos “Anos de Peregrinação” é um “super disco”, considerado uma das 6 melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet.

A pianista é formada pelo Conservatório de Moscow, onde concluiu com a mais alta distinção o Bacharelado e o Mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu Doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa.

Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e exterior. Premiada em três concursos internacionais, Ksenia Nosikova é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos “Piano Sundays” at Old Capitol.

Programa

 

P. I. Tchaikovsky (1840-1893)                                            Dumka, Op. 59

S. Rachmaninoff (1873-1943)                                             Variações sobre um tema de Corelli Op. 42

 

Intervalo

 

M. Clementi (1752-1832)                                                      Capriccio em Lá Maior, Op.34 No 1

M. Clementi (1752-1832)                                                      Sonata em Fá# Menor Op. 25 No. 5

                        - Allegro con espressione

                        - Lento e patetico

                        - Presto

F. Liszt (1811-1886)                                                               Prière des Matelots de Illustrations da

                         opéra LAfricaine de Meyerbeer

F. Liszt (1811-1886)                                                                Polonaise No. 2, S.223/2

 

  

Lei da meia-entrada: A Lei Federal nº 12.933/2013 dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artísticos culturais e esportivos. Clique e acesse o texto na íntegra 

Data de início

10 de Abril de 2018

Data de término

10 de Abril de 2018

Endereço

Sala Juvenal Dias | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)

Preço

R$60,00 INTEIRA | R$ 30,00 MEIA

Mais informações

EVENTO

Ksenia Nosikova (Piano/Rússia) - Série Concertos Virtuosi

HORÁRIO

20h30

DURAÇÃO

70 min

CLASSIFICAÇÃO LIVRE 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas