Objetivos

A vida e, principalmente, a morte da figura central do Cristianismo, Jesus de Nazaré, é o tema da mostra A Maior História de Todos os Tempos, que será exibida do dia 30 de março a 5 de abril, durante a Páscoa, no Cine Humberto Mauro.

A programação reúne sete longas-metragens, de diferentes gêneros, que abordam a maior história de todos os tempos sob diferentes perspectivas. Jesus Cristo Superstar, A Vida de Brian, A Última Tentação de Cristo e A Montanha Sagrada são algumas das produções que serão exibidas ao longo da mostra. 

Acesse a PROGRAMAÇÃO da mostra (72 kb em PDF)

Acesse as SINOPSES dos filmes (68 kb em PDF)

Com curadoria de Bruno Hilário e Vitor Miranda, A Maior História de Todos os Tempos reúne produções de Pier Paolo Pasolini, Alejandro Jodorowski e Martin Scorsese, conhecidos por seus filmes provocativos, entre outros diretores. Apesar de visões diferentes sobre a narrativa cristã, os filmes têm, em comum, a constante presença de personagens marcantes de passagens bíblicas, como os apóstolos e Maria Madalena.

Um nome, diferentes histórias

Em A Maior História de Todos os Tempos, o público poderá conferir produções consagradas na indústria cinematográfica, bem como obras mais alternativas. O Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, retrata Jesus como um messias mais severo e politizado. O longa conta a história de Jesus a partir do texto de São Mateus, tido como o mais realista da Bíblia. Apesar de ter sido desaprovado em seu lançamento pela Igreja Católica, atualmente é visto pelo Vaticano como o melhor filme sobre Jesus jamais rodado.

Outro destaque da mostra é a produção surrealista A Montanha Sagrada (1973), dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky. O longa é plástico e perpassa diversos misticismos sem se preocupar com crenças institucionalizadas, contando de forma quase ininteligível a jornada de Ladrão, figura representativa de Jesus, que, sob orientação de um guia espiritual, se reúne a sete discípulos rumo à Montanha Sagrada para tomar o lugar dos deuses imortais que dominam o mundo. 

Em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, Jesus aparece como uma figura conflituosa em relação à sua figura espiritual e corpórea, passando por diversas provações comuns a todos os homens, como a depressão e a luxúria. Todos esses conflitos fazem com que o Messias passe a questionar a própria divindade, ao imaginar como seria sua vida se tivesse escolhido casar-se e ter filhos.

A comédia também é um gênero explorado pela mostra com A Vida de Brian (1979), de Terry Jones, um dos integrantes do Monty Phyton. No longa, Brian é contemporâneo de Jesus e, por ter nascido na noite de Natal num estábulo próximo ao que o próprio Cristo veio ao mundo, passa a ser visto como outro messias.

O musical Jesus Cristo Superstar (1973), icônica produção de Norman Jewison, traz elementos da cultura pop para contar a história de amizade e conflito entre Jesus e Judas, além de destacar a relação entre o filho de Deus e Maria Madalena, abordando o pecado da carne. 

  

Data de início

30 de Março de 2018

Data de término

05 de Abril de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO
Mostra A maior história de todos os tempos

DATA
De 30 de março a 5 de abril

ENTRADA GRATUITA

Retirada de ingressos 30 min antes de cada sessão

LOCAL
Cine Humberto Mauro

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400, pelo link Fale Conosco no site www.fcs.mg.gov.br ou pelo Facebook em @fundacaoclovissalgado