Objetivos

Na edição de 2018 dos Editais de Artes Visuais da FCS, a artista Cláudia Tavares chega à Galeria Mari'Stella Tristão com a exposição Um Jardim em Floresta, que tem período expositivo de 20 de abril a 8 de julho.

Um Jardim em Floresta conta uma história sobre a água, através de uma ação que começa no Rio de Janeiro e se completa na localidade de Floresta, sertão de Pernambuco, região atingida por longas e severas secas. A ação se baseia em retirar o excesso de umidade do ateliê da artista, no Rio, armazenar essa água e levá-la ao sertão para regar um jardim que seria lá construído. Nessa circunstância o ateliê se torna fonte de matéria, e começo a chamá-lo de ateliê-mina.

Por dois anos a artista realizou o processo. "Engarrafei a água pensando na seca que impede a proliferação do verde e da vida no nordeste brasileiro. Fui do Rio à Floresta, levando comigo cerca de 180 garrafas. Durante cinco dias viajei por lugarejos vizinhos, onde pessoas que cultivam seus jardins me presentearam com mudas para o plantio do jardim. Voltando a Floresta, construí um jardim. Reguei com a água transportada. Choveu. Fotografei e filmei o processo ", conta Cláudia.

O trabalho aponta para uma das muitas possibilidades de relação entre arte e natureza, se aproximando das ações da land-art, além do seu aspecto performático também envolvido na ação. 

Sobre a Cláudia Tavares

Claudia Tavares vive e trabalha no Rio de Janeiro. É Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ e formada em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Hélio Alonso, Rio de Janeiro. Participou de exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como Espaço Cultural Sérgio Porto, Sesc Pinheiros, Galeria Murilo Castro (BH), Plataforma Revólver (Lisboa), 291 Gallery (Londres) e Galeria Tempo (Rio de Janeiro), Casa Museu Abel Salazar (Porto/Portugal), Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (Portugal).

Suas principais exposições são “Light Boxes”, 2001, 291 Gallery, Londres; “entre nuvem e vento”, 2007, Galeria do Ateliê, Rio de Janeiro; “Nós”, 2011, Espaço Sérgio Porto, Rio de Janeiro; “Branco Preto”, 2012, Galeria Tempo, Rio de Janeiro; “Vestida de infância”, 2015, Galeria do Ateliê, Rio de Janeiro; “Até”, 2015, Galeria Graphos, Rio de Janeiro; “Disaster’s Zone", Galeria Cozinha, Porto/Portugal, Bienal de Cerveira 2018, Portugal. 

Ganhou 3o prêmio com o vídeo “BláBláBlá”, na 9o Bienal Nacional de Santos 2004, Bolsa Faperj Nota 10 e Bolsa PDSE Capes em 2016. Faz parte da coleção de Cesar Gaviria, Colômbia e Joaquim Paiva, Brasil, atualmente em comodato no MAM/RJ. Participou das Feira Internacional de Arte Bogotá 2009, SPArte 2012 e da Art Rio 2012 e foi representada pela Galeria Tempo entre 2006 e 2014.

Data de início

20 de Abril de 2018

Data de término

08 de Julho de 2018

Endereço

Galeria Mari'Stella Tristão | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO
Edital de Artes Visuais FCS - Cláudia Tavares | Um Jardim em Floresta 

HORÁRIO
Terça a sábado das 9h30 às 21h

ENTRADA GRATUITA

CLASSIFICAÇÃO LIVRE   

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400