Objetivos

Créditos: Daniel Moreira

De 20 de junho a 19 de agosto a Fundação Clóvis Salgado traz à PQNA Galeria Pedro Moraleida no Palácio das Artes a exposição Sob o céu que nos protege, dos artistas Daniel Moreira e Leandro Gabriel

A mostra retrata, de maneira poética, um recorte sobre a rotina dos moradores do Vale das Ocupações, no Barreiro, em que os sonhos de uma moradia digna se cruzam e se conectam pelo olhar de Daniel e Leandro. Ao longo de 45 dias, Daniel Moreira e Leandro Gabriel conviveram com os moradores das ocupações Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Nelson Mandela e Horta. 

Créditos: Daniel Moreira

O resultado dessa imersão artística é um Site-específic. Uma obra criada especificamente para ocupar o espaço físico da galeria, que conta com fotografias dos moradores em situações corriqueiras capturadas em uma câmera analógica de grande formato. As imagens se apresentam ao público suspensas na galeria por entre um emaranhado de fios elétricos e leitores de água e energia.

De acordo com os artistas, o conceito de reunir fotografias, fios e leitores de energia e hidrômetros é uma forma de instigar o público a refletir sobre estruturas básicas e essenciais que faltam à população de baixa renda. 

Créditos: Daniel Moreira

O contato dos artistas com as ocupações se deu por intervenção dos Padres Agostinianos, que atuam em parceria com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Para Leonardo Péricles, morador da ocupação Eliana Silva e integrante da coordenação nacional do MLB, a presença dos artistas registrando a rotina das ocupações é uma forma de inserir os moradores em um universo que contemple a arte e a cultura. Para Leonardo, um trabalho artístico pautado nas ocupações desperta o olhar das pessoas para o que acontece nesse ambiente. Segundo ele, os próprios moradores têm se organizado na busca de melhorias, transformando o espaço em uma grande comunidade. 

O título da exposição é uma alusão ao filme O Céu Que Nos Protege (1990), de Bernardo Bertolucci. No drama, um casal nova-iorquino viaja para o continente africano logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Por lá, buscam encontrar um novo sentido para a vida e para o casamento, tendo, como única proteção, o céu, que sempre se faz presente, mesmo nos momentos de maior fragilidade humana.

Data de início

20 de Junho de 2018

Data de término

19 de Agosto de 2018

Endereço

PQNA Galeria Pedro Moraleida (Av. Afonso Pena, 1.537

Preço

ENTRADA GRATUITA

Mais informações

EVENTO

Sob o céu que nos protege | Daniel Moreira e Leandro Gabriel

HORÁRIO
De terça a sábado, das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h 

CLASSIFICAÇÃO LIVRE 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400 

 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas