Objetivos

Chega ao fim a 17ª edição do Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente, que desde março deste ano apresentou longas-metragens de destaque da cinematografia nacional, pouco conhecidos do grande público. A última sessão do ano é no dia 25 de junho, segunda-feira, às 20h, no Cine Humberto Mauro. 

Com a temática A violência no cinema brasileiro, as produções exibidas, lançadas entre as décadas de 1960 e 1980, não poderiam ser mais atuais. Para fechar a programação, o filme escolhido foi o drama policial República dos Assassinos ( 1979), dirigido e roteirizado por Miguel Faria Jr, baseado no livro de mesmo nome de Aguinaldo Silva. Após a exibição haverá bate-papo com o ator Anselmo Vasconcelos - que está no elenco do filme ao lado de Tarcísio Meira, Sandra Bréa, Elba Ramalho, entre outros - e com a curadora, Andrea Ormond. A entrada é franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do cinema 60 minutos antes da exibição.

25/06 SEG

20h CURTA CIRCUITO | República dos Assassinos | Miguel Faria Jr |RJ, 1979 | 18 anos | 100'

Haverá bate-papo após a sessão com o ator Anselmo Vasconcelos e a curadora Andrea Ormond

Em 1970 , os crimes do Esquadrão da Morte pelo requinte de violência provocaram uma onda de reações por todo o país. As fotos das vítimas, adornadas pela caveira, símbolo do grupo, causaram uma incômoda indignação. Esta é a história de Mateus Romeiro, o mais famoso dos policiais, que integrou o grupo dos Homens de Aço, uma das facções em que se dividia o esquadrão.

Anselmo Vasconcelos

É um ator brasileiro de cinema, teatro e televisão que tem mais de 40 anos de carreira. Já participou de mais de cinquenta filmes, entre os quais se destacam: Se segura, malandro!, de 1978, e Bar Esperança, o último que fecha, de 1983, ambos de Hugo Carvana; A república dos assassinos, de 1979, de Miguel Faria Jr., e Brasília 18%, de 2006, de Nelson Pereira dos Santos, entre outros. Na televisão, participou de telenovelas e minisséries, no humorístico Bronco, exibido pela Band, e atualmente atua no humorístico Zorra, da Rede Globo.

Andrea Ormond

Formada em Letras e Direito pela PUC-Rio, é escritora, além de curadora e crítica de cinema. Autora da trilogia de livros "Ensaios de Cinema Brasileiro – Dos Filmes Silenciosos ao Século XXI". Mantém desde 2005 o blog Estranho Encontro, exclusivamente sobre cinema brasileiro. Colabora na Folha de São Paulo e na revista Cinética, tendo participado das revistas Filme Cultura, Rolling Stone, Teorema e dezenas de coletâneas e catálogos de mostras. Na ficção publicou os livros "Longa Carta Para Mila" (2006) e "Rainha" (2017). Curadora do Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente.

Curta Circuito

Durante sua trajetória, iniciada em 2001, a Mostra de Cinema Permanente, que exibe

exclusivamente filmes nacionais, sempre com entrada franca, reuniu um público de mais de 74 mil pessoas , que estiveram presentes nas quase cinco mil sessões apresentadas. A mostra é dirigida por Daniela Fernandes , da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte - onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro - e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D'Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970. 

Data de início

25 de Junho de 2018

Data de término

25 de Junho de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Belo Horizonte

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Mostra Curta Circuito

CLASSIFICAÇÃO

18 anos

HORÁRIO

20h

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400, pelo link Fale Conosco no site www.fcs.mg.gov.br ou pelo Facebook em @fundacaoclovissalgado

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas