Objetivos

Fundação Clóvis Salgado realiza, no dia 5 de julho, às 19h, o lançamento e a abertura da exposição do Acervo de Figurinos e Adereços do Centro Técnico de Produção e Formação (CTPF). Além da exposição, será lançado o sistema de gestão web integrado ao acervo de figurinos, adereços, cenários e elementos cênicos do CTPF.

Dando continuidade ao trabalho iniciado e interrompido no passado, em fevereiro de 2018 iniciou-se uma operação de catalogação em novos moldes, que contou com estudantes, profissionais e mestres das áreas de Conservação e Restauração de Bens, Moda e Figurino, Museologia e Biblioteconomia. No primeiro mês foram catalogados 1439 itens que compõem 410 figurinos, correspondentes à 10% de todo o acervo salvaguardado no CTPF.

O lançamento do sistema de gestão e do website integrado referente ao acervo de figurinos, adereços, cenários e elementos cênicos do Centro Técnico de Produção e Formação – com obras que datam quatro décadas desde a primeira montagem em 1971 – é uma ação da Fundação Clóvis Salgado para assegurar importância à sua história de protagonista na promoção da arte e da cultura no Estado de Minas Gerais.

Conforme orientação conceitual para a programação 2018 da FCS, e em consonância com a disponibilidade da nova sala destinada ao acervo, o lançamento prevê uma exposição cujo eixo condutor é o Manifesto Antropofágico. Para tal o acervo de figurinos será submetido à uma curadoria, do stylist e produtor Zeca Perdigão, dando assim uma nova leitura à tal acervo, sugerindo novas combinações, novas possibilidades e nova utilização do acervo, que não apenas de guarda histórica, mas de acesso e democratização.

Tendo em vista a dimensão do acervo em contraponto ao tamanho da galeria, a proposta de conceito expositivo é de Tableau Vivant. Além da exposição que será ambientada com uma trilha sonora composta especialmente para a ocasião, o lançamento prevê ainda a apresentação da Orquestra Escola do CEFART, exibição do Website em terminal de acesso com projeção e impresso de divulgação da nova fase e novo sistema do CTPF. 

Todo esse trabalho será feito com a participação coordenada de alunos e professores da escola de Artes Visuais, da escola de Música, escola de Teatro e escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica.

O lançamento e abertura da exposição está agendado para a quinta-feira, dia 5 de julho de 2018, e fica em cartaz até o dia 5 de agosto de 2018.

Para acessar o sistema de gestão integrada acesse aqui

Data de início

05 de Julho de 2018

Data de término

05 de Agosto de 2018

Endereço

Espaço expositivo do Acervo (antiga livraria). Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Público-alvo

Alunos, ex alunos do Cefart. Estudantes e profissionais da nas áreas de Dança, Teatro, Música, Tecnologia da Cena e Produção em Artes Visuais. Profissionais da Moda, Museologia e Gestão de bens patrimoniais.

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Exposição do Acervo do Centro Técnico de Produção e Formação e Lançamento do Site de gestão e divulgação do Acervo do CTPF  

HORÁRIO

De Terça-feira à Sábado de 09:30hs às 21:00hs 

Domingo de 16:00hs às 21:00hs

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas