Objetivos

No Sinfônica em Concerto do dia 19 de setembro a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpreta a obra História do Soldado, de Stravinsky. 

Sob regência do maestro titular da OSMG, Sílvio Viegas, o concerto, que acontece no Grande Teatro do Palácio das Artes, conta com participação da Cia de Dança Palácio das Artes, e com narração do artista Saulo Laranjeira

Sobre a obra

Em setembro de 1918 estreava em Lausanne História do Soldado, obra composta no mesmo ano poucos meses antes do final da primeira grande guerra. Eram, obviamente, tempos muito difíceis na Europa, e Stravinsky, tendo como base um conto russo, criou um projeto cênico-musical, como uma ópera de bolso, lançando mão dos recursos que ele tinha à mão. Compôs a obra para um grupo de sete músicos – Violino, Contrabaixo, Clarineta, Fagote, Trompete, Trombone e Percussão – além dos três personagens principais da história – o Soldado, o Diabo e a Princesa. 

A história narra o retorno de um soldado a sua terra natal, interrompida por um encontro inesperado com uma pessoa que lhe propõe uma troca. Essa pessoa é o Diabo que sugere ao Soldado que lhe entregue seu violino (que representa sua alma), por um livro que lhe trará toda riqueza que ele possa imaginar. O soldado a princípio, não se interessa pela proposta, afinal ele nem sabe ler, mas o Diabo lhe mostra que para este livro funcionar ele não precisa ler, o livro fará com que ele leia, mesmo sem saber, além de todas as promessas de riqueza, que acabam se concretizando. O Soldado aceita, mas o Diabo pede que ele o siga até sua casa para que possa ensiná-lo a tocar o violino. Ele aceita, mas o que parecia ter sido apenas três dias de aula, na verdade foram anos. Desde então o Soldado percebe que sua vida e felicidade estão ameaçados em função dessa troca, e, na busca para se libertar, a história se desenvolve de forma surpreendente. 

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura

Lei da meia-entrada: A Lei Federal nº 12.933/2013 dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artísticos culturais e esportivos. Clique e acesse o texto na íntegra.

 

 

Data de início

19 de Setembro de 2018

Data de término

19 de Setembro de 2018

Endereço

Grande Teatro do Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1.537, centro. BH

Preço

R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Mais informações

COMPRAR INGRESSOS

EVENTO

Sinfônica em Concerto | História do Soldado

HORÁRIO
20H30

DURAÇÃO
1 hora

CLASSIFICAÇÃO LIVRE 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas