Objetivos

De 13 a 27 de setembro o Cine Humberto Mauro exibe a mostra Setembro Amarelo, em apoio à campanha de prevenção ao suicídio. 

A programação inclui a exibição de 22 longas metragens, exibições com sessões comentadas, palestras além do curso “Suicídio: conhecer para prevenir”. A mostra é realizada em parceria com o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM) e com a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP).

 

Confira a PROGRAMAÇÃO  completa da mostra.

Acesse as SINOPSES dos filmes. 

 

Convidado a participar do evento, o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM) realizará o curso “Suicídio: conhecer para prevenir”, com diversos palestrantes capacitados no estudo da suicidologia, que é o estudo do comportamento e causas suicidas. A Mostra conta também com palestras e sessões comentadas que visam ampliar a compreensão e o diálogo acerca do tema através da análise dos filmes a partir de profissionais do cinema, psicologia e psiquiatria. 

Local privilegiado para debate, o cinema expressa de forma livre as percepções de roteiristas, diretores, atores e atrizes sobre o suicídio. Assunto de saúde pública, com números crescentes no país, o suicídio é um tema tabu cercado por um estigma milenar de origem cultural-religiosa. A mostra busca trazer à tona essa temática, de forma a discuti-la abertamente. 

A mostra conta com filmes clássicos como A Felicidade Não Se Compra (1946), de Frank Capra, A Carruagem Fantasma (1921), de Victor Sjöström, A Morte do Caixeiro Viajante (1951), de Laslo Benedek, Europa 51 (1952), de Roberto Rossellini, À Queima-Roupa (1967), de John Boorman e Ensina-me a Viver (1971), de Hal Ashby. Também fazem parte da programação os longas Thelma & Louise (1991), de Ridley Scott, Garota, Interrompida (1999), de James Mangold, As Horas (2002), de Stephen Daldry, Últimos Dias (2005), de Gus Van Sant e a animação Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009), de Adam Elliot. 

Diálogo para romper barreiras

A primeira palestra do ciclo que compõe a mostra Setembro Amarelo, Suicídio: um assunto tabu e negligenciado, será ministrada pelo presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, Humberto Corrêa, e acontece no dia 18 de setembro, às 20h, com coordenação de Maurício Leão, psiquiatra da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

Grupos de risco: suicídio e LGBTS é a segunda palestra que faz parte da mostra, realizada no dia 25 de setembro, às 20h. Com coordenação de Marília Lemos, do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, o debate conta com a participação dos psicólogos Bruno Fonseca Sbruzzi e Julinéia Soares da Costa e do sociólogo Ródinei Páscoa Amélio. 

Para as palestras "Suicídio: um assunto tabu e negligenciado" e "Grupos de risco: suicídio e LGBTS", a retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes da sessão, sem a necessidade de inscrição.

O curso Suicídio: conhecer para prevenir, coordenado por José Raimundo Lippi, membro da Academia Mineira de Medicina, terá início no dia 20 de setembro e duração de 3 dias, com palestras no período da tarde (14h às 17h). Buscando discutir elementos introdutórios relacionados à temática da suicidologia, o curso visa abranger o público geral e tratar de assuntos relevantes ao tema.

INSCRIÇÕES PARA O CURSO

Para inscrição, os interessados devem enviar nome completo, telefone e e-mail para amp@ammgmail.org.br com o assunto “Setembro Amarelo”. 

É importante destacar que o Centro de Valorização da Vida – CVV, entidade da sociedade civil que atua com voluntariado e realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atende gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias, através do número 188 e do site https://www.cvv.org.br/.

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO 

Dia 20

•Projeto V.I.D.A.S

Ministrantes: Gabriela Marques (UFMG) e Mateus Veras (UFMG)

•O suicídio na contemporaneidade: o caso Yonlu e a exibição da morte pelas redes sociais

Ministrante: Cinthia Demaria (UFMG) 

•Suicídio e auto-mutilação em jovens: o que isso tem a ver com resiliência?

Ministrante: Antônio Marcos Alvim Soares Junior (UFMG/PMMG) 

•A influência das mídias sociais: o que fazer quando nossos jovens expõem seus sintomas e doenças?

Ministrante: Flávia da Matta Chiácchio Leite (FHEMIG)

Dia 21 

•Os enlutados por suicídio: Experiência do GAES-UFMG - Grupo de apoio a enlutados por suicídio, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG

Ministrante: Vivian Zicker (GAES)

Dia 22 

•A Terapia congnitivo-comportamental (TCC) na prevenção do Suicídio Ministrante: Santhiago Souza (UFMG)

•A EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) na prevenção do Suicídio

Ministrante: Mayra Brancaglion (UFMG)

•A psicanálise e a prevenção do Suicídio 

Ministrante: Carla de Abreu Derzi (PUC-Minas)

•Terapêuticas biológicas na prevenção do suicídio

Ministrante: Paulo José Teixeira (IPSEMG/AMP)

 

História Permanente do Cinema

O Cine Humberto Mauro dá continuidade às sessões comentadas do programa História Permanente do Cinema, com exibições às quintas-feiras, às 17h. Durante a Mostra Setembro Amarelo, serão exibidos os longas Nasce uma Estrela (1937), dirigido por William A. Wellman e Jack Conway, Um Corpo que Cai (1958), de Alfred Hitchcock, e Mouchette (1967), de Robert Bresson.

 

Data de início

13 de Setembro de 2018

Data de término

27 de Setembro de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, centro. BH)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Mostra Setembro Amarelo

CONSULTE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas