Objetivos

A Fundação Clóvis Salgado por meio do Cine Humberto Mauro apresenta uma nova proposta cineclubista em sua programação anual em parceria com a revista eletrônica Rocinante. Buscando um diálogo com crítica cinematográfica independente serão apresentadas sessões quadrimestrais circunscritas em um tema específico de relevância para a história do cinema mundial. Os filmes serão comentados após a sessão e terão como complemento a publicação de textos críticos no site da revista. Na próxima edição, será exibido o filme Camaradasde Julien Duvivier.

Após contar com quatro sessões comentadas dedicadas ao giallo, o segundo ciclo do Cineclube Rocinante contará com quatro sessões dedicadas ao Realismo Poético Francês. Movimento cinematográfico surgido na França durante a década de 30, o Realismo Poético foi composto por obras de enorme impacto e beleza, responsáveis por aproximar o naturalismo da literatura de Emile Zola e o lirismo do cinema de Abel Gance. Com temas recorrentes como injustiça social e fatalismo, deixou um legado que influenciou outros movimentos como o film noir e o neorrealismo italiano. A curadoria privilegiou filmes menos conhecidos de autores vitais, como Julien Duvivier e Marcel Carné.

SOBRE A REVISTA ROCINANTE

Criada em 2016, a revista busca introduzir novas vozes no âmbito da crítica cinematográfica brasileira, ampliar um diálogo crescente e propor vias de acesso originais a obras variadas. Nossos críticos, oriundos de áreas e possuidores de estilos bem diferentes, têm em comum o amor pela sétima arte e o interesse em dividir com os leitores interpretações desafiadoras e bem fundamentadas.

 

08/09 SAB

16h CINECLUBE ROCINANTE | REALISMO POÉTICO FRANCÊS | Camaradas, de Julien Duvivier (La Belle Equipe, FRA, 1936) | 14 anos | 103’ 

Cinco amigos estão desempregados e sem dinheiro algum. Juntos, ganham 100.000 francos na loteria francesa e, em vez de compartilhar o dinheiro, decidem permanecer unidos para tentar levar um negócio adiante.

Sessão seguida de debate com Thomas Lopes Whyte e Leonardo Amaral com mediação de Fábio Feldman.

Data de início

08 de Setembro de 2018

Data de término

08 de Setembro de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena 1537 – centro)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Cineclube Rocinante | Setembro

HORÁRIO

16H

DURAÇÃO

103min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

14 anos

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400, pelo link Fale Conosco no site www.fcs.mg.gov.br ou pelo Facebook em @fundacaoclovissalgado

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas