Objetivos

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, apresenta uma nova proposta cineclubista em sua programação anual em parceria com a revista eletrônica Rocinante. Buscando um diálogo com crítica cinematográfica independente serão apresentadas sessões quadrimestrais circunscritas em um tema específico de relevância para a história do cinema mundial. Os filmes serão comentados após a sessão e terão como complemento a publicação de textos críticos no site da revista. Na próxima edição, será exibido o filme Os Visitantes da Noite, de Marcel Carné.

Após contar com quatro sessões comentadas dedicadas ao giallo, o segundo ciclo do Cineclube Rocinante contará com quatro sessões dedicadas ao Realismo Poético Francês. Movimento cinematográfico surgido na França durante a década de 30, o Realismo Poético foi composto por obras de enorme impacto e beleza, responsáveis por aproximar o naturalismo da literatura de Emile Zola e o lirismo do cinema de Abel Gance. Com temas recorrentes como injustiça social e fatalismo, deixou um legado que influenciou outros movimentos como o film noir e o neorrealismo italiano. A curadoria privilegiou filmes menos conhecidos de autores vitais, como Julien Duvivier e Marcel Carné.

SOBRE A REVISTA ROCINANTE

Criada em 2016, a revista busca introduzir novas vozes no âmbito da crítica cinematográfica brasileira, ampliar um diálogo crescente e propor vias de acesso originais a obras variadas. Nossos críticos, oriundos de áreas e possuidores de estilos bem diferentes, têm em comum o amor pela sétima arte e o interesse em dividir com os leitores interpretações desafiadoras e bem fundamentadas.

13/10 SAB

16h CINECLUBE ROCINANTE | REALISMO POÉTICO FRANCÊS | Os Visitantes da Noite, de Marcel Carné (Les visiteurs du soir, FRA, 1942)| 14 anos | 120’      

No final da Idade Média, os menestréis Gilles e Dominique aparecem do nada no castelo do Barão Hugues. Gilles seduz Anne, a filha do barão, enquanto Dominique conquista Hugues e o noivo de Anne. Porém, na verdade, Gilles e Dominique são enviados do Diabo para causar discórdia entre as pessoas. Caso eles realmente se apaixonem por suas vítimas, terão que enfrentar a ira do patrão. 

Sessão seguida de debate com Cicero Pedro, novo crítico da revista, e Thiago Taves Sobreiro, diretor e pesquisador de cinema. A sessão será mediada pelo crítico Pedro Veras.

Data de início

13 de Outubro de 2018

Data de término

13 de Outubro de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena 1537 – centro)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Cineclube Rocinante | Outubro

HORÁRIO

16H

DURAÇÃO

120 min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

14 anos

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas