O Cefart oferece o Curso Técnico em Arte Dramática voltado para a formação do ator. Criado formalmente em 1986, o Curso Técnico em Arte Dramática  é reconhecido pela Secretaria de Estado de Educação.

Além do Curso Técnico em Arte Dramática, o Cefar oferece os Cursos de Iniciação Teatral para crianças, pré-adolescentes e adolescentes na área de artes cênicas em diferentes níveis, sendo, Curso de Iniciação Teatral Módulo I, Módulo II e Módulo III.

O curso de teatro também oferece aos alunos atividades extracurriculares de treinamento e pesquisa em técnicas específicas – alguns também abertos a coletivos e ex-alunos ligados ao Cefar, nas áreas de Trilha Sonora, Projetos Culturais, Teatro Físico e Performance, Máscaras, Técnica Vocal e Leitura Dramática, ministrados por seu corpo docente.

 

Curso de Iniciação Teatral

 

Os Cursos de Iniciação Teatral visam propiciar ao aluno o exercício da construção da cena teatral. Os alunos participam de todo o processo de elaboração da cena, desde a definição da personagem à confecção de cenário, figurinos, dramaturgia, em diferentes níveis de desenvolvimento definidos pela faixa etária e a maturação de cada aluno.

 

Os Cursos de Iniciação Teatral Módulo I, Módulo II e Módulo III são oferecidos, respectivamente, para crianças maiores de 9 anos, pré-adolescentes e adolescentes, ministrados de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Cada módulo tem a duração de um ano. 

 

Estrutura Curricular Curso de Iniciação ao Teatro

 

TURMA

DISCIPLINAS

Teatro I (crianças)

Interpretação/Improvisação
Expressão Vocal
Expressão Corporal

Teatro II (pré-adolescentes)

Interpretação/Improvisação
Expressão Vocal
Expressão Corporal

Teatro III (adolescentes)

Interpretação/Improvisação
Preparação Corporal
Preparação Vocal

 

Curso Técnico em Arte Dramática

 

A duração do curso é de 3 (três) anos, sendo o mesmo ministrado de segunda a sexta-feira, no turno da noite, de 18h15 às 22h40, com aulas eventuais aos sábados.

O curso tem reconhecimento nacional, comprovado pela crescente participação dos alunos do Cefart em festivais nacionais de teatro, nas programações de TV, no cinema (curtas e longas-metragens), na formação de novos grupos e no fortalecimento de outras carreiras tais como direção, cenografia, dramaturgia, iluminação, figurinos e adereços.

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas