Créditos: ASCOM FCS

A Fundação Clóvis Salgado divulga os cinco artistas contemplados nos Editais de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia de 2018.

Os vencedores foram Juliana Gontijo Moreira (MG) , Luis Arnaldo Zampieri Porta (MG) e Cláudia Barbosa Vieira Tavares (MG) que ocuparão, respectivamente, a Galeria Arlinda Corrêa Lima, a Galeria Genesco Murta, e a Galeria Mari’Stella Tristão. A CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais, receberá dois projetos individuais dos contemplados Daniel Antônio De Oliveira (MG) e Letícia Lampert (RS).  

As propostas foram selecionadas por uma banca composta pela professora Doutora plena do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Artes Visuais, Sylvia Furegatti, pela Produtora, Pesquisadora em Artes Visuais e Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, Uiara Azevedo, e pelo Jornalista independente, curador e escritor, Walter Sebastião. O julgamento da comissão se baseou nos critérios de qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação aos espaços físicos pretendidos. 

 

LISTA DOS PROJETOS CONTEMPLADOS

Selecionados Edital de Artes Visuais – Palácio das Artes 

Juliana Gontijo Moreira com a exposição: Sismo, de Belo Horizonte - MG, selecionada para ocupar a Galeria Arlinda Corrêa Lima.

Luis Arnaldo Zampieri Porto com a exposição: Anúncio de artifício, de Belo Horizonte -MG, selecionado para ocupar a Galeria Genesco Murta.

Cláudia Barbosa Vieira Tavares com a exposição:  Um jardim em floresta, do Rio de Janeiro – RJ, selecionada para ocupar a Galeria Mari’Stella Tristão.

 

Suplentes Edital de Artes Visuais – Palácio das Artes 

Estandelau dos Passos Elias Junior com a exposição: Quando expressão e instrução se confundem de Belo Horizonte - MG, suplente para a Galeria Arlinda Corrêa Lima.

Deborah Paiva Pereira da Silva com a exposição: Mundo inventado de São Paulo -SP, suplente para a Galeria Genesco Murta.

Daniel Nunes Coelho com a exposição Cartografia Sonora do Mercado Central de Belo Horizonte, de Belo Horizonte - MG, suplente para a Galeria Mari’Stella Tristão.

 

Selecionados Edital de Fotografia - CâmeraSete

Daniel Antônio De Oliveira com a exposição História para fantasmas, de Divinópolis - MG, selecionado para o Espaço 1 da CâmeraSete.

Letícia Lampert com a exposição: Práticas para destrinchar a cidade, de Porto Alegre -RS, selecionada para o Espaço 2 da CâmeraSete.

 

Suplentes Edital de Fotografia - CâmeraSete

Pedro Henrique Silveira Vieira com a exposição: Efemérides da gênese de Belo Horizonte - MG, suplente para o Espaço 1 da CâmeraSete.

 

Pedro Carvalho Moreira com a exposição Santiago/Fogo, de Belo Horizonte - MG,   suplente para o  Espaço 2 da CâmeraSete.

 

Edital de Ocupação

Os editais de ocupação da FCS pretendem estimular a nova produção nas artes visuais em âmbito nacional. Já foram selecionados pelo Edital artistas como Marco Paulo Rolla, Andrea Lanna, Sylvia Amélia, Aretuza Moura, Fernanda Goulart, Inês Linke, Rodrigo Zeferino, Adriano Gomide, Mônica Sartori, Pedro David, Daniel Senise, Laerte Ramos, Raquel Schembri, Dimas Guedes, o Coletivo Piolho Nababo, Nidia Negromonte, André Griffo, Adriana Maciel, Ricardo Homen, Marcelo Armani, Bete Esteves, Nelton Pellenz e Luiza Baldan. 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas