Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS é um evento de destaque no cenário artístico, tanto no estado quanto no país, e busca fomentar a produção artística contemporânea em todo o Brasil. Na edição de 2018, que tem período expositivo de 20 de abril a 8 de julho, os artistas Luís Arnaldo, Juliana Gontijo e Claudia Tavares ocupam as galerias do Palácio das Artes.

Juliana Gontijo | Sismo

Juliana Gontijo propõe uma reflexão que envolve a ordem a partir de um caos imagético de paisagens. Nesse trabalho inédito, a artista mineira busca quebrar as referências visuais do público a partir de uma série com quatro pinturas e uma vídeo instalação. A exposição Sismo ocupará a Galeria Arlinda Corrêa Lima. 

Cláudia Tavares | Um Jardim em Floresta 

Um Jardim em Floresta conta uma história sobre a água, através de uma ação que começa no Rio de Janeiro e se completa na localidade de Floresta, sertão de Pernambuco, região atingida por longas e severas secas. A ação se baseia em retirar o excesso de umidade do ateliê da artista, no Rio, armazenar essa água e levá-la ao sertão para regar um jardim que seria lá construído. Nessa circunstância o ateliê se torna fonte de matéria, e começo a chamá-lo de ateliê-mina. Cláudia Tavares expõe Um Jardim em Floresta na Galeria Mari'Stella Tristão.

Luís Arnaldo | Mon cher, je suis fatigué, et j’ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!

Neste ensaio visual, o artista traz 13 trabalhos que vêm sendo construídos desde 2016 e que tornam visível o pensamento controverso do naturalista Louis Agassiz (1807-1873) ao liderar a Expedição Thayer no Brasil, entre 1865 e 1866. Os trabalhos apresentados  se utilizam de várias mídias como desenho, objeto, fotografia, texto crítico, impresso e reprodução. Em conjunto, eles dão forma a informações, assumindo um ponto de vista, embora deixem também lacunas abertas a serem preenchidas pelo visitante. A intenção é de oferecer ao outro um lugar particular de crítica, entre o do leitor e o do escritor. A exposição Mon cher, je suis fatigué, et j’ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil! ocupará a Galeria Genesco Murta.