A fruição do espaço público pelo público, em nome do público. Esta é a motivação maior da Fundação Clóvis Salgado - FCS, instituição cultural do Governo de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, que tem como atribuições o fomento à criação, à formação, à produção e à difusão da arte e da cultura no Estado.

Ópera, teatro, artes visuais, cinema, música erudita e popular são algumas das inúmeras atividades disponíveis aos visitantes da FCS: Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, e Serraria Souza Pinto.

Alinhada à política pública cultural do Governo de Minas Gerais, a Fundação realiza a gestão dos seus corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, possibilitando uma programação permanente de concertos e várias apresentações artísticas com acesso gratuito ou a preços populares.

Reforçando sua vocação pública de bem acolher e estimular a cidadania, a FCS investe na formação e na profissionalização de artistas por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais e tecnologias do espetáculo. Essas atividades fortalecem o caráter público da Instituição que busca, cada vez mais, ser um espaço de todos e para todos. 

Fundação Clóvis Salgado: pública por vocação.