Inscrições 21º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte | FESTCURTASBH 2019

publicado por Henrique Correa em 12 de fevereiro 2019

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro, abre inscrições para o 21º FESTCURTASBHFestival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2018 ou 2019 têm do dia 12 de fevereiro ao dia 29 de março para se inscrever pela internet, pessoalmente ou por envio pelos correios. O edital do Festival está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado e no site do FESTCURTASBH.

Acesse o EDITAL.

Não há taxa de inscrição, mas caso o participante se inscreva utilizando a plataforma Shortfilmdepot (www.shortfilmdepot.com), há uma cobrança de utilização do site. Para se inscrever de maneira gratuita, é necessário entregar seu filme pessoalmente em formato DVD ou DVD-R na Gerência de Cinema, no Palácio das Artes, ou enviar a cópia pelos correios.

Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros, exceto filmes publicitários e institucionais, finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O envio das cópias poderá ser feito por meio da plataforma ou via correios. Todos os filmes selecionados para exibição e suas respectivas mostras serão divulgados em 10 de junho de 2019 nos sites da Fundação Clóvis Salgado e do FESTCURTASBH.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela produção do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FESTCURTASBH.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um júri convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria. Além dos prêmios oficiais do Júri, os filmes que participam de mostras competitivas e não-competitivas concorrem ao prêmio de Júri Popular.

Esse evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.