Professor do Cefart recebe “Diplôme”, concurso francês de composição musical

publicado em 10 de agosto 2020

Andersen Viana. Foto: Daniel Iglesias.

A Fundação Clóvis Salgado tem a alegria de comunicar que a obra “Quarteto de Cordas no 2”, de Andersen Viana, Ph.D em Música e professor do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), recebeu o prestigioso “Diplôme” – Selection du Jury no “Concurso Nacional de Composição Prix Dominique de Roux”, realizado na França.

Trata-se de uma premiação anual patrocinada pelo Departamento de Cultura da Cidade de Épone (próxima a Paris) e que tem como objetivo promover novas obras de compositores atuantes e de qualquer faixa etária. Participaram do concurso artistas de diversas regiões da França, como Lyon, Nantes, Metz e Rhone, e do Brasil. Entre os finalistas, estiveram nomes como Pierre Lacroix, Eric Rebmeister e Simon Mary, além do Andersen Viana.

“Quarteto de Cordas no 2” é a segunda composição do artista para a formação com dois violinos, viola e violoncelo. Composta em 1991, a obra é dividida em três movimentos. Na segunda parte da música é executada a técnica do tocado-cantado na qual os músicos tocam partes dobradas e cantam outra voz.

Além da premiação no Concurso Nacional de Composição Prix Dominique de Roux, “Quarteto de Cordas no 2” já recebeu o 1º lugar no Concurso de Composição da Bienal de Música Contemporânea da Funarte/Rio, em 2001, e “Mención del Jurado no XV Concurso Internacional de Composición en Montserrat”, em Valencia, na Espanha. A composição também foi gravada nos EUA. Para escutar “Quarteto de Cordas no 2”, acesse.

 

Mais premiações 

 

Não é somente “Quarteto de Cordas no 2”, de Andersen Viana, que pode ser premiada. Outras duas obras do compositor foram selecionadas como semifinalistas no Festival de Música da Rádio MEC 2020: “Canto Modal” (Categoria Música Clássica) para quarteto de saxofones e “Cora Cori” (Categoria Música Popular) para voz acompanhada. Para saber mais sobre o festival e participar da votação, acesse o site da Empresa Brasil de Comunicação.