Cefart | Cursos de extensão | RESULTADO

publicado em 30 de julho 2019

A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, dois cursos gratuitos em agosto: A Iconografia da mulher na História da Arte e Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 22 a 29 de julho, por meio de preenchimento de formulário online.

Acesse o EDITAL completo.

 

Acesse o RESULTADO do processo de seleção.

 

Acesse a ficha de inscrição para A Iconografia da mulher na História da Arte.

Acesse a ficha de inscrição para Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras.

As atividades abordam diferentes temáticas e propostas do estudo das artes visuais e que podem ser aplicados tanto na sala de aula, ampliando a percepção de professores e alunos a respeito das múltiplas linguagens artísticas, quanto no entendimento da representação do feminino com o passar do tempo.

O curso A Iconografia da mulher na História da Arte é uma atividade que busca analisar imagens de mulheres na história da arte em seus aspectos visuais e conceituais, relacionando obras de arte com questões ideológicas da sociedade e suas diversas frentes de pensamento, além de estimular os participantes a reconhecer padrões e costumes que criam modismos, renovação e novas identidades.

Durante o período em que o curso for realizado, os alunos também terão a oportunidade de conferir diferentes representações do feminino, tanto de artistas homens quanto de artistas mulheres. Debate sobre temáticas que permeiam a sociedade, como questões ideológicas e frentes de pensamento, além de padrões, costumes e modismos, integram a ementa do curso.

A Iconografia da mulher na História da Arte será realizado, sempre às terças-feiras, das 11h30 às 13h30. As aulas serão ministradas na Sala 2 do Cefart nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

Já o curso Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras apresenta conteúdos e práticas relacionadas à técnica da gravura que possam contribuir para o ensino e aprendizagem em sala de aula. Voltado para professores, estudantes de pedagogia, licenciaturas, o curso é pautado em diferentes temáticas e passa pela introdução às características da gravura, suas técnicas, como xilogravura, calcogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia.

A atividade também contempla experimentações de técnicas de produção e reprodução de imagens para uso em sala de aula. O ensino da gravura e de outras formas de expressão, tanto na pintura quanto no desenho e adequação aos diversos públicos, possibilidades e limitações de cada técnica fazem parte da proposta didática do curso.

Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras será ministrado às quintas-feiras, das 9h às 11h30. As aulas também serão ministradas na Sala 2 do Cefart nos dias 8, 15, 22 e 29 de agosto.