Celebração dos 300 anos de Minas Gerais

publicado em 5 de dezembro 2019

Foto: Maria de Lourdes Evangelista

A Fundação Clóvis Salgado se integra às comemorações do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais para a realização do projeto Tricentenário de Criação da Capitania de Minas Gerais, que será desenvolvido entre 2 de dezembro de 2019 e 2 de dezembro 2020. A presidente da FCS, Eliane Parreiras, participou da solenidade de abertura do evento, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, para a assinatura de um Protocolo de Intenções.

Durante a solenidade, a coordenadora da Comissão Especial do Tricentenário, Márcia Maria Duarte dos Santos, apresentou os principais eventos que irão ocorrer ao longo de 2020, contando com a participação de várias instituições públicas e privadas. “Nossa expectativa é a de que possamos refletir sobre os 300 anos de Minas Gerais a partir de vários eventos como seminários, palestras, mesas-redondas, exposições e visitas a sítios históricos, referentes ao patrimônio natural e construído, entre outros, em benefício da própria memória histórica, geográfica e cultural de Minas Gerais”, destaca Márcia que aponta que as ações serão feitas a partir de acordos de cooperação técnica e científica.

Foto: Maria de Lourdes Evangelista

Até o momento, as instituições parceiras do projeto são: Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais e da Fundação Clóvis Salgado; Instituto de Geociências e Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais; Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto; Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico; MM Gerdau Museu das Minas e do Metal; Instituto Idea Casa de Cultura e Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

 

Encerrando o lançamento da abertura do tricentenário, o senador Antonio Anastasia realizou palestra sobre A criação da Capitania de Minas Gerais.