Intervenção de dança no hall de entrada do Palácio das Artes

publicado em 10 de junho 2019

 

Montagem é inspirada no universo do poeta Manoel de Barros

 

Para difundir a linguagem da dança contemporânea a diferentes públicos, a Fundação Clóvis Salgado realiza uma programação especial com a Cia. de Dança Palácio das Artes. Tendo o hall de entrada do Palácio das Artes como palco, a CDPA vai interpretar trechos do espetáculo Nuvens de Barro, coreografia que entrou para o repertório da Cia. em 2016 e que é inspirada no universo fantástico de Manoel de Barros.

Segundo o diretor artístico da Cia. de Dança Palácio das Artes, a possibilidade de apresentar trechos do espetáculo em diferentes espaços permite uma proximidade maior com o público. “Nuvens de Barro é uma coreografia lúdica e muito bonita. Já apresentamos essa montagem no Grande Teatro e no Teatro João Ceschiatti. Estar no hall do Palácio das Artes, divulgando o nosso trabalho para um público espontâneo também é uma grande possibilidade de atingir mais pessoas por meio da dança”, destaca.

Com direção coreográfica de Fernando Martins e direção cênica de Joaquim Elias e Fernando Martins, Nuvens de Barro é uma coreografia criada de maneira colaborativa entre os bailarinos da Cia. Inspirados pelas metáforas de Manoel de Barros em que coisas se humanizam e pessoas se coisificam, os bailarinos passaram a identificar e criar movimentos que refletissem o imaginário poético da obra.

Desse processo, surgiu uma coreografia inventiva e inventada, em que os bailarinos permitem ser permeados por um universo lírico e ocupam outros corpos, criando algo híbrido, mutável. Ora transformam-se em peixes dançarinos, ora em pedras que se tornam pássaros; que se tornam homens. Elementos cênicos como maçãs e plantas ganham vida e se transformam em novos objetos – ou corpos –, que também interagem com os bailarinos.

 

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura. 

 

Informações

Entrada Gratuita

Local

Hall de entrada | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Data

18 de junho

Horário

18h

Classificação

LIVRE

Informações para o público

(31) 3236-7400