CINE HUMBERTO MAURO retorna com o projeto CURTA NO ALMOÇO

publicado em 17 de maio 2019

Uma quebra na rotina. Essa é a proposta do Curta no Almoço, mostra permanente que o Cine Humberto Mauro retorna à programação no horário do almoço. A nova mostra vai ocupar o horário livre das sextas-feiras, abrindo mais espaço para o formato de curta-metragem, exibindo produções nacionais e estrangeiras que estiveram, principalmente, na 20ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH.

Na sessão de abertura, estarão em cartaz “Alma no Olho” (1973), de Zózimo Bulbul, que levanta uma reflexão sobre a identidade negra no Brasil por meio da linguagem corporal, e “NoirBLUE: Deslocamentos de uma dança” (2017), de Ana Pi, que aborda as negritudes brasileira e africana no corpo feminino por meio da dança. As duas produções selecionadas para a abertura do Curta no Almoço dialogam com a temática da edição passada do Festival, que se dedicou a levantar uma discussão sobre o cinema negro no Brasil.

Para o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário, a realização do Curta no Almoço está inserido no programa de formação de públicos da Fundação Clóvis Salgado, além de difundir o curta-metragem, gênero que raramente tem destaque no circuito comercial de cinemas. “A mostra é uma oportunidade de familiarizar novos públicos com a linguagem dos curtas. Selecionamos filmes de grandes expoentes da produção cinematográfica não só em Belo Horizonte, mas em Minas e no Brasil”, comenta Bruno, enfatizando a importância do horário escolhido para as exibições.

“Ir ao cinema no horário do almoço pode ser um bom hábito a ser incluído na rotina dos trabalhadores e estudantes da região central da cidade e de moradores vizinhos ao Palácio das Artes. Temos grande expectativa de que essa mostra venha a agradar a todos”, comemora Bruno Hilário.

Ao longo da temporada, o Curta no Almoço vai exibir, em média, duas produções que se destacaram na programação do FESTCURTASBH e que também alcançaram bons resultados em outros festivais dedicados ao curta-metragem. As sessões da mostra terão média de duração de até 40 minutos, e a retirada de ingressos será feita 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do Cinema.

A mostra integrou a programação do Cine Humberto Mauro entre 2011 e 2014, com público assíduo. Neste ano, as sessões serão regulares ao longo de todas as próximas sextas-feiras até o mês agosto, quando haverá uma pausa na programação para a realização do 21º FESTCURTASBH.