CONCERTOS NO PARQUE, série gratuita da FCS, traz trechos da ópera O ELIXIR DO AMOR

publicado em 9 de abril 2019

 

Fundação Clóvis Salgado realiza mais uma edição especial de uma de suas atividades mais aclamadas, a série Concertos no Parque. Dessa vez, o repertório fica por conta da nova produção da FCS, a ópera inédita O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti. Com regência de Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais interpretam trechos da ópera-bufa. A apresentação também conta com a participação dos solistas Carla Cottini, Santiago Martínez, Homero Velho, Homero Pérez-Miranda e Fabíola Protzner, que integram o elenco da ópera.

O concerto vai apresentar árias e trechos de O Elixir do Amor, com destaque para a famosa Una Furtiva Lagrima. A ópera estreia em 20 de abril, no Grande Teatro do Palácio das Artes, com récitas seguidas nos dias 22, 24, 26 e 28, também no Grande Teatro. A montagem tem direção musical e regência de Silvio Viegas e concepção e direção cênica de Pablo Maritano. Os ingressos para as apresentações no teatro já estão à venda: R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia-entrada).

Uma das obras mais amadas de Gaetano Donizetti, O Elixir do Amor é um espetáculo em dois atos que estreou no Teatro della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Com poesia e música criadas em duas semanas, por encomenda do gerente do teatro, a história original se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um rapaz ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, moça rica, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dulcamara, o remédio para solucionar o seu problema.

A montagem da FCS traz Carla Cottini, soprano, no papel de Adina; o tenor Santiago Martínez, interpretando Nemorino; o barítono Homero Velho, como Belcore; o baixo/barítono Homero Pérez-Miranda, como Dr. Dulcamara; e a soprano Fabíola Protzner, no papel de Giannetta.