Cursos Complementares 2020

publicado por Maria Miranda em 5 de março 2020

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado abre as inscrições para cursos complementares com início das aulas em março e abril de 2020. Confira as informações sobre cada um abaixo.

 

Kundalini Yoga

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a APPA- Arte e Cultura, oferta curso de Kundalini Yoga. A tecnologia Kundalini Yoga ajuda a construir uma maior integração entre mente e corpo, de forma concreta melhora a saúde, nos dá vigor e clareza mental. No curso você irá aprender e desenvolver os fundamentos da Kundalini Yoga: posturas, respiração, meditação, mantras e relaxamento. Essa é uma prática para todos, não é necessário ter experiência.

 * INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

Período do Curso: de 17 de março a 23 de junho

Dia e horário: Terças-Feiras – 17h às 18h40min

Local: Sala Branca – CEFART

* Ministrante do Curso: Daniela Parampal – professora de yoga credenciada pelo Kundalini Reaseach Institute – KRI; bacharel e licenciada em Artes Visuais pela UFMG, artista e professora da Escola de Artes do Cefart.

 

Aula aberta “Dança e promoção de qualidade de vida, saúde e bem-estar”

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Appa, – Arte e Cultura, ofertará a Aula-Aberta “Dança e promoção de qualidade de vida, saúde e bem-estar”, ministrada pela professora Paola Rettore, nesse encontro, a dançarina e educadora falará sobre o resultado da pesquisa realizada na Fundação João pinheiro sobre dança e promoção de qualidade de vida, saúde e bem-estar.

 * INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

Até o dia 23/03 – sujeito à lotação do espaço

Data da aula: 30/03/2020

Horário: 14 horas

Local: Palácio das Artes – Sala do Coral Lírico

Sobre a Professora: Paola Rettore é bailarina e tem experiência como assistente de direção da CDPA/MG e supervisora pedagógica da FCS. Foi coreógrafa do Grupo Galpão e coordenadora Corpo-Escola de Dança. Co-coordenadora da Escuela de Exploradores de La Danza – Equador. Pedagoga/UEMG; Mestre em Artes/UFMG; Especialista em Arte e Contemporaneidade/UEMG; Especialista em Sistema Laban/ Bartenieff/FAV/RJ. Premiada nacional e internacionalmente em dança, teatro, literatura e vídeo. Atualmente é Professora de Arte do CEFART/FCS/MG e do IEC/PUCMINAS, coordenadora da CASA PAOLA RETTORE e diretora da VAGABUNDAGEM DANCE UNCIA.

 

Aula Aberta “Música e Mente – Como você faz essa conexão? “

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Appa, – Arte e Cultura, ofertará a Aula-Aberta “Música e Mente – Como você faz essa conexão?”, ministrada pela professora Karine Oliveira, nesse encontro, a violinista e neuroeducadora Karine Oliveira, falará sobre a conexão inseparável entre música e os processos neurais por trás do estudo do instrumento e da performance e como a compreensão desses conhecimentos impacta o dia a dia do músico com seu instrumento. É possível aprender mais rápido? Como ter um estudo de qualidade para tocar com confiança? O que as neurociências dizem sobre a forma como tocamos? Será que a forma como nós estudamos é a melhor para o nosso cérebro aprender? Saiba como as últimas descobertas em neuroaprendizagem podem mudar a realidade da sua prática musical para muito melhor. Uma conversa franca sobre como você faz a conexão entre a sua música e a sua mente.

* INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

Até o dia 10/03 – sujeito à lotação do espaço

Data da aula: 13/03/2020

Horário: 17 horas

Local: Palácio das Artes – Sala do Coral Lírico

Sobre a Professora: Karine Oliveira, violinista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) desde 2001, Karine Oliveira é graduada em Música, com ênfase em Educação Musical pela UFMG desde 2009, especialista em Neuroeducação e já fez cursos no exterior, como o Festival de Verão do Museu Michetti na Itália, onde atuou como violinista convidada representante do Brasil sendo regida pelo maestro Riccardo Muti e orientada pelo grande violinista Antonio Salvatore, da I Musici. Estudou violino com grandes nomes do instrumento, também no Brasil, como Edson Queiroz, Max Teppich e Marcelo Guerchfeld.

É criadora do Música e Mente e através de cursos on-line, como o Programa Neuromúsica, o curso Loop do Estudo, palestras e de seus canais de comunicação, ensina a outros músicos, estudantes e profissionais, como entender o funcionamento do cérebro e aplicar os conhecimentos das neurociências no estudo do instrumento e na performance. Idealizou o evento “Conectados Música e Mente”, já em sua 4ª edição, e juntamente com o violinista virtuose Cármelo de los Santos debatem temas relevantes relacionados às neurociências e música.

Criadora do Música e Mente www.musicaemente.com.br

Canal Música e Mente www.youtube.com/musicaemente

 

Aula Aberta “Ritmos Brasileiros no Violão”

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a APPA- Arte e Cultura, ofertará a Aula-Aberta “Ritmos Brasileiros no Violão”, ministrada pelo professor Felipe Guerzoni, onde serão apresentados os principais ritmos brasileiros: samba, bossa nova, baião, frevo, choro.  Serão apreciadas músicas de cada gênero, exposição dos padrões rítmicos básicos e suas variações e prática dos ritmos.

* INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

Até o dia 15/03 – sujeito à lotação do espaço

Data da aula: 17/03/2020

Horário: 19 horas

Local: Palácio das Artes – Sala do Coral Lírico

Sobre o Professor: Felipe Guerzoni, é mestre em música pelo programa de Pós-Graduação da UFMG (2014), possui graduação em Licenciatura em Música com habilitação em violão erudito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e guitarra elétrica pela Los Angeles Music Academy (1998). Estudou com Frank Gambale, Jeff Richman, Bill Fowler, Ian Guest, Nelson Faria, Linda Taylor, Oiliam Lana dentre outros. Atua como professor de percepção musical, arranjo e improvisação no Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART/ Fundação Clóvis Salgado) (2006 – 2020) e percepção musical na escola Estação da Música José Pinto Coelho (2010 – 2020).

 

Curso Complementar “Iniciação a Operação de Som em Mesas Analógicas”

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Appa,-Arte e Cultura, ofertará o curso complementar ” Iniciação a Operação de Som  em Mesas Analógicas”, com o objetivo de trabalhar a manutenção e elaboração de cabos de som, introduzindo o uso de equalizadores e operação em mesas de som analógicas com atividades práticas e teóricas.

Período do Curso: de 09/03 a 26/03

 * INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 Clique aqui para acessar o formulário de inscrições

Até o dia 04/03 – sujeito à lotação do espaço

Dias e Horários: Dias 9, 16, 23 e 24 de março – 14h às 18h; Dia 26 de março – 17h às 21h

Local: LabTec

Responsável: Tomaz Feitosa Mota

Músico, Arranjador, Diretor Musical, Técnico de som e Professor de música e de assuntos da área da Sonoplastia. Graduado em Música (Bacharelado em Instrumento com Habilitação em Violão) pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Performance Musical pelo PPGPROM-UFBA. Foi integrante da Orquestra de Violões da UFBA de 2010 a 2014, sob a coordenação dos Profos Robson Barreto e Ricardo Camponogara. Atuou como professor estagiário de violão de 2009 a 2011 no Curso de Extensão da Escola de Música da UFBA, com aulas particulares desde 2014 e aulas de violão no Conservatório Schubert (2015-2017). Vem desenvolvendo trabalhos de composição de trilhas sonoras e direção musical de espetáculos de Teatro desde 2009 e na internet é autor e administrador do Blog Violão Aprendiz desde 2016. Desde 2018 vem atuando como professor de Trilha Sonora para Teatro na Escola de Teatro do CEFART e como professor do módulo Sonoplasta da Escola de Tecnologia da Cena do da mesma instituição.

 

Este evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

* A confirmação de participação será enviada por e-mail*