FCS inicia reforma do sistema de ar-condicionado

publicado em 11 de junho 2019

 

Melhorias também serão realizadas no transformador de energia do Teatro

 

Em um esforço conjunto do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, e da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, a reforma no sistema de ar-condicionado do Grande Teatro do Palácio das Artes já está iniciada. Em maio, foram abertos pregões eletrônicos para contratação de empresas especializadas na realização dos serviços de manutenção corretiva e recolocação do sistema em pleno funcionamento. Os contratos decorrentes das licitações já foram assinados, e os serviços iniciados em 4 de junho de 2019, com previsão de término em 120 dias.

O antigo sistema de refrigeração do teatro será substituído por um novo equipamento, com capacidade nominal mínima de 150 TR (toneladas de refrigeração), incluindo materiais para manutenção contínua e preventiva, mão de obra e demais adequações necessárias ao correto funcionamento do sistema. Também será disponibilizada uma unidade resfriadora de líquido, condensação a ar, além de Central de Água Gelada, o que vai garantir mais conforto para o público e para os artistas.

Durante o período de realização dos serviços de manutenção corretiva, a FCS contará com a disponibilização e interligação de 1 sistema de ar-condicionado, de forma provisória, com capacidade mínima de 100 TR para o período de reforma.

Os investimentos para as soluções em infraestrutura são da ordem de R$1.008.00,00. Esse montante também corresponde à atualização do sistema de energia elétrica do Grande Teatro do Palácio das Artes. Atualmente, o transformador de energia elétrica existente não atende à funcionalidade do Dimmer do Grande Teatro. Assim, será possível atualizar toda a parte elétrica do teatro e substitui-la por um sofisticado equipamento importado, que será instalado ainda em junho.