Fundação Clóvis Salgado e UFMG consolidam parceria

publicado em 3 de dezembro 2019

No dia 02 de dezembro, segunda-feira, a Fundação Clóvis Salgado e a Universidade Federal de Minas Gerais assinaram um protocolo de intenções, para formalizar uma parceria entre as instituições que prevê, já para 2020, uma série de ações concretas envolvendo profissionais das duas instituições, iniciando pela criação de um plano de atividades.

Segundo Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a previsão é criar linhas de atuação específicas para os estudantes da Universidade, para que cumpram os seus estágios obrigatórios no Palácio das Artes, contando, claro, com o apoio da comunidade acadêmica, professores e pesquisadores. “Temos vários setores adequados para essa atuação conjunta, especialmente, aproveitando as atividades de extensão da UFMG em nossas ações de mediação de conteúdo”, ressalta.

A presidente da FCS destacou ainda possibilidades de atuação conjunta em projetos nas áreas de música e artes visuais, além de programas como o Festival de Inverno da UFMG.  “Queremos levar o público da Universidade para dentro dos equipamentos e espaços da Fundação Clóvis Salgado”, comemora Eliane Parreiras.

De acordo com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a parceria entre a UFMG e a Fundação Clóvis Salgado já vem de muitos anos, mas agora ela se consolida por meio desse acordo. “Essa assinatura sinaliza os vínculos entre as duas instituições, que estão empenhadas na construção de políticas públicas no campo da cultura. Pensamos a cultura de forma estratégica, vinculada à nossa missão formadora”, disse.

Também presente ao evento, Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, ressaltou que os programas e projetos mútuos deverão ser formalizados por meio de instrumentos jurídicos específicos. “Para nós, é muito importante que no âmbito do governo estadual possamos encontrar essa parceria com a Fundação Clóvis Salgado e somar esforços para o fortalecimento mútuo e a concretização de uma política cultural pública fundamentada nos valores democráticos”.