FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO realiza série de atividades gratuitas para celebrar o DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

publicado em 26 de abril 2019

 

Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança vai reunir aulas abertas, palestras, workshops e apresentação de espetáculo

A dança para além dos palcos. Essa é a proposta da edição especial da série Encontros com a Cia. de Dança, que a Fundação Clóvis Salgado promove para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Uma série de palestras, aulas e atividades estão programadas, propondo um diálogo mais aberto entre os bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e o público, durante o Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança.

O evento contempla aulas abertas ministradas pelo diretor artístico da CDPA, Cristiano Reis; workshop de trechos do repertório coreográfico da CDPA, para bailarinos e bailarinas; palestras com os bailarinos Lívia Espírito Santo, Karla Couto e Eder Braz; ensaio aberto seguido de bate-papo para escolas da rede pública; além da apresentação do espetáculo lalangue: carta à mãe, encerrando a programação.

Tendo como ponto de partida a série permanente Encontros com a Cia. de Dança, iniciativa da FCS para a formação de público em que a CDPA recebe alunos de escolas públicas no estúdio Klauss Vianna, espaço de práticas e ensaios do corpo artístico da Instituição, a Semana Internacional da Dança vai possibilitar que o público entenda os processos de criação de um espetáculo, a rotina dos bailarinos da CDPA e, até mesmo, os cuidados que os artistas têm com o próprio corpo.

De acordo com Cristiano Reis, também responsável pela curadoria do evento, a programação foi pensada em conjunto com os próprios bailarinos da CDPA e contempla questões que, na maioria das vezes, fogem do conhecimento geral. “Queremos abrir as portas da CDPA para o público de uma forma mais intimista. Nossa proposta é que as pessoas conheçam e se interessem pela nossa rotina, o nosso trabalho, os processos criativos que permeiam nosso trabalho”, destaca.

O diretor artístico reforça, ainda, que a realização dessa semana reforça uma importante diretriz da Fundação Clóvis Salgado em democratizar o acesso a diferentes linguagens artísticas. “No caso da dança, por exemplo, os participantes poderão entender etapas criativas que, na maior parte do tempo, ficam limitadas apenas à pesquisa e ao trabalho dos bailarinos que integram o elenco da Cia. de Dança”, pontua Cristiano Reis.

A dança e seus sentidos – Abrindo a programação do evento Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança, a FCS promove a aula prática “Improvisação a partir do Jogo” com o diretor da CDPA, Cristiano Reis. A atividade é baseada na temática do universo lúdico como ponto de partida para a dança, destacando conceitos como atenção, abertura às práticas, relação do corpo com o objeto. A aula será realizada na segunda-feira, 29 de abril, às 13h, no estúdio Klauss Vianna. A entrada é gratuita.

Em seguida, a bailarina Livia Espírito Santo vai ministrar a palestra “Tensionamentos entre arte e instituição pública: reflexões sobre a Cia. de Dança Palácio das Artes”. Aberta ao público, a palestra, que é fruto da tese de mestrado da bailarina, propõe uma reflexão sobre a dança realizada profissionalmente no contexto de instituições públicas, analisando o percurso artístico institucional da CDPA como objeto de debate para refletir os desafios de uma atuação artística continuada e transformada. A palestra acontece na sala Juvenal Dias, às 15h30, com entrada gratuita.

No dia seguinte, terça-feira, 30 de abril, será a vez dos cuidados com o corpo ditarem a programação. Às 13h, no Pequeno Estúdio, o bailarino Eder Braz ministra a aula aberta “Conhecendo a técnica de Fletchter Pilates”, desenvolvida para bailarinos por um dos discípulos de Joseph Pilates. Para realizar essa atividade, o participante deve ter alguma experiência em dança. Ao todo, são 20 vagas ofertadas.

Às 15h30, na Sala Juvenal Dias, os bailarinos e professores Karla Couto e Eder Braz ministram a palestra “Prevenir para não inflamar – A importância da prevenção como parte do trabalho do bailarino”. A atividade também é gratuita e é destinada a bailarinos e público em geral. Para encerrar a programação do dia, às 18h30, o diretor da Cia. de Dança ministra a aula aberta “Descobrindo um corpo Dançante”. A proposta é aproximar o público da linguagem da dança, por meio de atividades que despertem a noção corporal nos participantes. São 30 vagas e não é necessária experiência.

Na quinta-feira, 2 de maio, às 13h, a professora e bailarina Andréa Faria vai ministrar a aula aberta de Gyrokinesis, técnica que trabalha todo o corpo, dando ênfase nos movimentos naturais da coluna vertebral. A atividade será realizada no estúdio Klauss Vianna e é voltada para participantes com experiência em dança. São 20 vagas ofertadas, e as inscrições são gratuitas. Às 15h30, também no estúdio Klauss Vianna, haverá uma atividade complementar à aula aberta: o workshop “Trechos do Repertório Coreográfico da Cia. de Dança”.

No dia seguinte, sexta-feira, 3 de maio, o bailarino e professor Marcos Elias ministra a aula aberta “Técnica Clássica para bailarinos com experiência em Dança Clássica, intermediária a avançada”. A atividade acontece às 13h, no estúdio Klauss Vianna. São 20 vagas disponibilizadas, e a inscrição é gratuita. Complementando a atividade, às 15h, no mesmo local, acontece mais um workshop com trechos do repertório coreográfico da CDPA.

Para encerrar a programação do evento Encontros com a Cia. de Dança – Semana Internacional da Dança, o público poderá conferir a apresentação do espetáculo lalangue: carta à mãe. Com direção de Morena Nascimento e cocriação dos próprios bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes, a montagem é inspirada nos diferentes manifestos do universo feminino. Serão duas apresentações gratuitas, na quinta-feira, 9 de maio, e na sexta-feira, 10 de maio, às 20h, no estúdio Klauss Vianna, com capacidade para 100 espectadores. Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes, no Balcão de Informações do Palácio das Artes.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ENCONTROS COM A CIA. DE DANÇA 

SEMANA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia 29/04 (segunda-feira)

13h: Aula aberta “Improvisação a partir do Jogo” com o diretor da Cia. de Dança Cristiano Reis

Atividade é baseada na temática do universo lúdico como ponto de partida para a dança, destacando conceitos como atenção, abertura às práticas, relação do corpo com o objeto.

Local: Estúdio Klauss Vianna – 4º andar

Público: Estudantes e profissionais de Dança e Teatro ou áreas afins (30 vagas)

Vestimenta: roupas leves para se mover e pés descalços

Duração: 2 horas

15h30: Palestra “Tensionamentos entre arte e instituição pública: reflexões sobre a Cia. de Dança Palácio das Artes” com a bailarina Lívia do Espírito Santo

Palestra é fruto da tese de mestrado da bailarina, propõe uma reflexão sobre a dança realizada profissionalmente no contexto de instituições públicas, analisando o percurso artístico institucional da CDPA como objeto de debate para refletir os desafios de uma atuação artística continuada e transformada.

Local: Sala Juvenal Dias

Público: aberta ao público em geral. Não é necessário fazer inscrição (175 lugares, sujeito à lotação da sala)

 

Dia 30/04 (terça-feira)

13h: Aula aberta “Conhecendo a técnica de Fletchter Pilates” técnica desenvolvida para bailarinos por um dos discípulos de Joseph Pilates para Dança com o bailarino Eder Braz

Local: Pequeno Estúdio

Público: bailarinos e bailarinas com experiência em Dança (20 vagas)

Vestimenta: roupas justas e de preferência cores escuras e pés descalços

Duração: 2 horas

15h: Palestra “Prevenir para não inflamar – A importância da prevenção como parte do trabalho do bailarino” com os bailarinos e professores Karla Couto e Eder Braz

Local: Sala Juvenal Dias

Público: estudantes de dança, bailarinos e bailarinas profissionais, e público em geral (175 lugares, sujeito à lotação da sala)

18h30: Aula aberta “Descobrindo um corpo Dançante” com o diretor da Cia. de Dança Cristiano Reis

Propõe aproximar o público da linguagem da dança, por meio de atividades que despertem a noção corporal nos participantes. São 30 vagas e não é necessária experiência.

Público: funcionários da Fundação Clóvis Salgado e pessoas da comunidade em geral que se interessam pela arte da Dança; não é necessário ter experiência corporal para participar dessa atividade

Vagas: 30

Vestimenta: roupas leves e pés descalços ou com meia

Local: Estúdio Klauss Vianna

Duração: 2 horas

Dia 02/05 (quinta-feira)

13h: Aula aberta de Gyrokinesis com a bailarina e professora Andréa Faria

Atividade baseada técnica em técnica que trabalha todo o corpo, dando ênfase nos movimentos naturais da coluna vertebral.

Local: Estúdio Klauss Vianna

Público: bailarinos e bailarinas com experiência em Dança (20 vagas)

Vestimenta: roupas leves para se mover e pés descalços

Duração: 2 horas

15hWorkshop “Trechos do Repertório Coreográfico da Cia. de Dança” para bailarinos e bailarinas com o elenco da Cia. de Dança

Local: Estúdio Klauss Vianna

Público: Atividades vinculadas, ao se inscrever na aula de Gyrokinesis, o participante automaticamente estará inscrito no Workshop de repertórios da Cia.

Dia 03/05 (sexta-feira)

13hAula aberta de Técnica Clássica com o bailarino e professor Marcos Elias

Local: Estúdio Klauss Vianna

Público: bailarinos e bailarinas com experiência em Dança Clássica intermediária e avançada (20 vagas)

15hWorkshop “Trechos do Repertório Coreográfico da Cia de Dança” com o elenco da Cia. de Dança

Público: Atividades vinculadas, ao se inscrever na aula de técnica clássica, o participante automaticamente estará inscrito no Workshop de repertórios da Cia.

Duração: 2 horas

 

Dias 09 e 10/05 (quinta-feira e sexta-feira)

20h: Espetáculo lalangue: carta a mãe 

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes

Aberto ao público (máximo de 100 pessoas – distribuição de senhas no Balcão de Informações do Palácio das Artes, 1 hora antes do espetáculo)

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.