Planejamento Estratégico 2019-2022

publicado em 28 de janeiro 2020

Com a intenção de reposicionar a Fundação Clóvis Salgado no mercado cultural de Minas Gerais e do Brasil, a presidente da FCS, Eliane Parreiras, coordenou o processo de elaboração do Planejamento Estratégico 2019 – 2022, não só revendo a Missão, Visão, Valores e Propósitos da Instituição, mas principalmente suas diretrizes, objetivos estratégicos e metas. Estruturado em grandes eixos, o documento abarca propostas de Gestão e Sustentabilidade, Desenvolvimento de Público e Comunicação Pública, e Artes e Cultura.

Como ponto de partida da nova gestão, o Planejamento foi realizado a partir de reuniões com cada Diretoria, envolvendo integralmente as respectivas equipes. Cada um dos profissionais e grupos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e proposições para a construção coletiva da missão e geração de conteúdo para o Planejamento para o período de 4 anos. De maneira positiva, as propostas apresentadas revelaram a compreensão sinérgica de todas as áreas sobre as atribuições da Fundação e sua atuação estratégica na política pública do Estado.

A transparência na elaboração e implementação das políticas públicas, a garantia de participação social nos processos, o monitoramento avançado e compartilhado, a participação da sociedade civil e entidades do terceiro setor na gestão da política pública, a qualidade do gasto, a governança estruturada e a parceria construtiva com a iniciativa privada são importantes pontos discutidos no documento, visando efetividade da política pública nos dias atuais.

De acordo com Eliane Parreiras, o Planejamento será revisto anualmente, para que se façam as devidas correções de rumo, e que mantenha o grau de desafio. Sua execução terá monitoramento e avaliação de desempenho contínuos, compartilhados pelas equipes gerenciais e lideranças.

 

Confira o documento na íntegra!