Faça download dos livros da Mostra Glauber | KYNOPERZPEKTYVA18

publicado em 10 de dezembro 2019

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da gerência de cinema do Cine Humberto Mauro, disponibiliza as versões digitais dos livros Glauber Rocha: Crítica Esparsa (1957-1965) e Glauber Rocha: O Nascimento dos Deuses.

O par de livros, organizados por Mateus Araújo, é um desdobramento editorial imediato da retrospectiva Glauber: Kynoperzpektyva 18, realizada no Cine Humberto Mauro entre os dias 07 e 23 de dezembro de 2018.

O primeiro livro, Crítica Esparsa (1957-1965), revisita a produção crítica inicial de Glauber Rocha, a partir de uma seleção de 30 textos publicados em periódicos como Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) Diário de Notícias (Salvador), Diário Carioca e Jornal da Bahia e que não haviam sido publicadas em nenhuma das antologias críticas do autor. Além disso, o volume é acompanhado por 03 ensaios inéditos sobre a crítica glauberiana escritos por Claudio Leal, Arlindo Rebechi Junior e Mateus Araújo, e ainda por um levantamento bibliográfico dos textos publicados de Glauber Rocha com mais de 930 itens.

O segundo livro, O Nascimento dos Deuses, traz a tradução em português do último roteiro escrito por Glauber Rocha, que havia sido publicado apenas em italiano pela editora RAI em 1981. Além da tradução, realizada por Jacyntho Lins Brandão, o volume vem acompanhado da reprodução dos esboços de Paula Gaitán e Glauber Rocha para realização do filme e um ensaio escrito pelo tradutor.

Ao disponibilizar os livros digitalmente, a Fundação Clóvis Salgado reafirma o seu compromisso com o acesso aberto e democrático à informação e à cultura e amplia o alcance destas publicações que celebram a obra de um dos mais importantes cineastas de toda a história do Cinema Brasileiro.

 

Para download do volume Crítica Esparsa (1957-1965), clique aqui.

Para download do volume O Nascimento dos Deuses, clique aqui.

 

Fundação Clóvis Salgado, dezembro de 2019.