Mostra Jacques Tati em cartaz no Cine Humberto Mauro

publicado em 7 de junho 2019

A filmografia completa de Jacques Tati, mestre da comédia francesa, entra em cartaz no Cine Humberto Mauro no mês de junho. Com três curtas, sete longas e uma animação dirigidos e roteirizados pelo ator e cineasta francês, a mostra explora, principalmente, a comédia física e visual com o protagonista Sr. Hulot, interpretado pelo próprio Tati que, assim como Charles Chaplin e Buster Keaton, protagonizava seus próprios filmes interpretando o mesmo personagem. Satirizando a desumanidade e mecanização da era moderna, Tati alia humor à crítica do cotidiano na sociedade ocidental urbanizada.

Acesse a PROGRAMAÇÃO.

Acesse as SINOPSES dos filmes.

Segundo Vítor Miranda, pesquisador de cinema e convidado que assina a curadoria junto com Bruno Hilário da Gerência de Cinema, Jacques Tati trouxe realismo ao filme cômico ao explorar situações cotidianas durante o importante período de transição entre o antigo e o moderno, provocando riso por meio da desorganização provocada pela tecnologia. “Tati demonstra como ninguém o caos controlado imposto pela chegada da modernidade, em que o espaço determina como as pessoas vivem e não o contrário”, explica Vítor.

Capturando o boom da era moderna pelas aventuras do adorável Sr. Hulot, um inábil e ingênuo parisiense que causa confusão por onde passa, Tati recorre à comédia visual, enfatizando a linguagem corporal do personagem e sua interação com os obstáculos dos cenários, que podem retratar tanto uma França nostálgica e viva quanto a solidez e frieza da metrópole e seus edifícios e paredes de vidro. “O aspecto físico da comédia e o som são muito importantes para a construção das gags, que mesmo com um personagem silencioso, arranca risadas pela simplicidade”, explica. É explorando planos abertos e o formato panorâmico que Tati representa o espaço e sua arquitetura, sempre com um perfeccionismo característico.

 

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Classificação

VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Informações para o público

(31) 3236-7400