Nota de Pesar | Pacífico Jr.

publicado em 3 de maio 2021

A Fundação Clóvis Salgado lamenta a perda de nosso colega Pacífico José dos Passos Júnior, professor e ex-coordenador da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, que faleceu no último domingo (2). O musicista atuou desde 2016 no Cefart, formando trompetistas em cursos regulares, complementares e de extensão.

Para Silvio Viegas, Regente Titular da OSMG, “perdemos um grande músico, um professor excepcional, e acima de tudo, um ser humano admirável. Um jovem com apenas 36 anos e que fará muita falta para todos os amigos e colegas de trabalho”.

Licenciado em Música com habilitação em Trompete pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Pacífico realizou participações especiais em concertos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), e atuou também como maestro e regente de bandas.

Possuía especialização em Metodologia do Ensino de Música e Gestão das Políticas Públicas Educacionais, e dedicou-se ao ensino de trompete em instituições renomadas como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (Funcec) e a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Também atuou como músico da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.

Os professores do Cefart Isaque Macedo e Camilo Christófaro, colegas e amigos de Pacífico, lamentam profundamente a perda do músico. “Ficamos sem palavras. Formamos juntos, tivemos um quinteto de metais e viajávamos bastante em época de faculdade. Todas as vezes que entrávamos no palco, em qualquer apresentação, ele sempre iniciava uma oração. Sempre buscava uma luz para seus trabalhos. A dedicação era extrema, um carinho muito grande com todos os amigos. Ele estava sempre disposto a abraçar os alunos. Uma grande pessoa, é uma grande perda para todos nós”, conta Macedo. Christófaro relembra o pensamento do amigo que o marcou, e que levará durante sua trajetória como músico: “Pacífico nos ensinou que estamos em processo de evolução e construção constante nas escolas de música. A natureza formativa dele era muito forte: era muito generoso não só com os alunos, mas com a família e com os amigos. Dividia sempre seus métodos de trompete com todos. Era um grande conector, sempre em busca de uma unidade entre todos”.

Gilson Silva, colega de Pacífico na Escola de Música do Cefart, também prestou sua homenagem. “Quando olhamos para a trajetória das pessoas que gostamos, percebemos o quanto é importante ser sensível para a vida a ponto de realizar gestos nobres no presente. É este sentimento que nos dá a percepção de que a vida do nosso querido professor Pacífico Júnior está marcada por gestos carregados de sensibilidade, honestidade e amor ao próximo. Gestos tão grandiosos que foram capazes de marcar as pessoas do seu convívio e das instituições por onde ele passou. Nós, amigos do CEFART, tivemos o privilégio de contar com a sensibilidade deste ser humano tão íntegro e generoso. Um professor que sempre acreditou que a educação através da cultura seria um caminho para uma sociedade cada vez melhor. O momento nos faz sentir uma profunda tristeza, mas a grandeza e a sensibilidade dos seus gestos nos proporcionam a certeza da sua presença eterna em nossos corações”.

A Fundação Clóvis Salgado se solidariza aos familiares e amigos de Pacífico Jr. nesse momento, e celebra o legado deixado por um profissional com intenso comprometimento e dedicação ao ensino da música. Agradecemos a contribuição do músico à cultura mineira por meio do trabalho na FCS, e nos despedimos com a certeza de que seus ensinamentos seguem ecoando pela prática de colegas e estudantes, inspirando a trajetória de cada um de nós.

Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart