Nota de Pesar | Rafael Andrade

publicado em 9 de novembro 2020
Rafael Andrade | imagem: Revista Concerto

A Fundação Clóvis Salgado lamenta a perda do pianista e professor Rafael Andrade, que faleceu no último domingo (8). Andrade ministrava um módulo do Curso para Cantores Líricos, parte da Academia de Ópera da Fundação Clóvis Salgado.

Com uma carreira próspera, Rafael Andrade atuou como pianista principal para Academia de Ópera do Teatro Municipal de Santiago, no Chile, e também como professor convidado para o OperaStudio Beckmann, no México. Foi pianista no Palácio das Artes de Valência, e docente principal da Academia de Ópera Placido Domingo, mesma em que foi bolsista e aluno

Andrade mantinha uma profunda paixão pela produção operística, tento participado de aproximadamente 100 produções do gênero. Também foi discente dos Óperas Studios de Washington DC e do Theatro Bolshoi de Moscou, possuindo ampla experiência como coach vocal, trabalhando no Brasil, Chile, EUA, entre diversos outros países. Foi aluno direto de Alberto Zedda, Placido Domingo, dentre outros grandes nomes.

A Fundação Clóvis Salgado se solidariza aos familiares e amigos de Rafael Andrade nesse momento, e deseja que os ensinamentos desse grande professor permaneçam em consonância com a música, e, acima de tudo, com a vida por meio da arte.

Acesse aqui o texto em homenagem ao pianista Rafael Andrade, escrito pelo jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, Editor Executivo da Revista
Concerto.