Programação especial do 8º Cinecipó | Festival do Filme Insurgente

publicado em 13 de dezembro 2019

Neste sábado, dia 14 de dezembro, a 8ª edição do Cinecipó | Festival do Filme Insurgente trará uma programação especial para o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

A programação envolve quatro novas sessões, com participações especiais da atriz Bárbara Colen e o montador Renato Vallone da equipe de Breve Miragem de Sol. Ambos estarão presentes na sessão de sábado, às 20h, para um construtivo debate após a exibição do longa de Eryk Rocha.

 

Confira a programação:

 

O CINECIPÓ

O Cinecipó – Festival do Filme Insurgente – teve sua primeira edição em 2011, na aconchegante Serra do Cipó. A proposta era realizar quatro dias de cinema ao ar livre, na praça e de graça, levando ao público filmes que não têm espaço na mídia convencional. Até 2015, o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho e já realizou mostras em outras partes do Brasil como Pernambuco e Brasília, produziu exibições itinerantes no Espaço Comum Luiz Estrela, Quilombo dos Marques, Quilombo do Palmital e escolas públicas.

Além dos filmes, o festival também oferece oficinas, workshops nas áreas de cinema, artes plásticas, música, oficinas voltadas para a questão da sustentabilidade. Em 2019 o Cinecipó recebeu mais de 600 iscrições, tendo selecionado 74 curtas e 11 longas e médias, vários deles inéditos em Belo Horizonte. Homens representam 54% das direções e mulheres 46%.