Prorrogada até 15 de junho exposição de WILSON BAPTISTA, na CâmeraSete

publicado em 24 de maio 2019

 

A exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico será prorrogada até o dia 15 de junho, na CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais. A exposição apresenta um recorte com 44 fotografias em preto e branco do belo-horizontino Wilson Baptista. No acervo estimado em cerca de trinta mil negativos, estão registrados os primeiros passos da modernização da capital. A entrada é gratuita.

Por meio do olhar do fotógrafo, é possível perceber as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ocorreram no centro da capital mineira entre as décadas de 1930 e 1960, visitando micro histórias nas práticas e acontecimentos públicos. A curadoria é de Paulo Baptista, fotógrafo, professor e filho de Wilson, traçando não só uma linha do tempo da singularidade cotidiana de Belo Horizonte, mas possibilitando, também, encontrar formas e composições autônomas derivadas de objetos familiares que se transformam em belíssimas torres e formas geométricas dos altos edifícios.

 

Foto: Wilson Baptista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Wilson Baptista

 

Wilson Baptista – Wilson Baptista (1913-2014), natural de Belo Horizonte, produziu uma das mais ricas obras da fotografia moderna brasileira, composta por imagens que vão do registro factual, sempre personalíssimo, de cenas urbanas, à pura composição geométrica, em visões abstratas de objetos do cotidiano. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Foto Clube de Minas Gerais, na década de 1950, organizando e participando de exposições e de salões nacionais e internacionais de fotografia até meados dos anos sessenta, tendo sido premiado diversas vezes. A partir dos anos oitenta, fotografias suas ilustraram diversas publicações nas áreas de arquitetura, urbanismo e história da capital mineira. Seu trabalho fez parte de exposições coletivas como Cartografia imaginária (SESC Palladium, 2018), Habitáculo (Cine Theatro Brasil Vallourec, 2015), Horizonte Moderno (Minas Tênis Clube, 2015), Escavar o Futuro (Fundação Clóvis Salgado, 2013) e Segue-se ver o que quisesse (Fundação Clóvis Salgado, 2012), além das retrospectivas Projeto Wilson Baptista (Periscópio Arte Contemporânea, 2017), Diálogos nos tempos da Fotografia (Casa do Baile, 2007) e Wilson Baptista: Fotografias (Instituto de Arquitetos do Brasil/MG, 2000).

 

VISITAS MEDIADAS

Com o propósito de ampliar a experiência estética de públicos diversos e difundir conceitos da arte e cultura contemporânea, a Fundação Clóvis Salgado oferece visitas mediadas às galerias do Palácio das Artes e CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

As Visitas Mediadas necessitam de agendamento, são gratuitas e acontecem de terça a sexta, às 9h30, 14h 19h, têm a duração aproximada de 1 hora e 30 minutos e são realizadas pelos professores da Escola de Artes Visuais do CEFART.

ASSESSORIA AO PROFESSOR E EDUCADOR

Oferecemos acompanhamento para professores e educadores como apoio ao planejamento da visita de grupos à exposição. A assessoria é gratuita e depende de agendamento prévio.

COMO AGENDAR? 

Os agendamentos para Visitas Mediadas e Assessoria ao Professor e Educador são realizados exclusivamente pelo e-mail agendamento.galerias@fcs.mg.gov.br.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

Informações

Local

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais | Av. Afonso Pena, 737. Centro. Belo Horizonte

Horário

Terça a sábado, 9h30 às 21h

Classificação

LIVRE

Informações para o público

31 3236-7400