Sarau Lírico | Todos os tempos de ópera

publicado por Fernanda Sanglard em 20 de agosto 2019

No dia 27 de agosto, terça-feira, ao meio-dia, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta no hall de entrada do Palácio das Artes.

Com a proposta de levar a música coral para diferentes espaços, a Fundação Clóvis Salgado promove o concerto Todos os tempos de ópera, na programação da série Sarau Lírico, com o Coral Lírico de Minas Gerais. Sob regência do maestro assistente Augusto Pimenta, e acompanhamento do pianista Fred Natalino, o corpo artístico da FCS interpreta coros de composições de consagrados títulos operísticos.

O programa do concerto é composto de coros representativos da história da ópera, passando por obras de Mozart, Verdi, Wagner, Puccini, Bizet e Monteverdi. De acordo com Augusto Pimenta, o programa traz um recorte de diferentes histórias operísticas, narradas – e cantadas pelas belas vozes do Coral Lírico de Minas Gerais.

“Nessa brevíssima história da ópera partiremos dos primórdios com o gênio de Cláudio Monterverdi, passaremos pelo humor e vivacidade clássica de Wolfgang Amadeus Mozart, visitaremos os gigantes do romantismo no século XIX com Giuseppe Verdi e Richard Wagner e iremos até o lirismo de Giacomo Puccini no início do século XX”, destaca o maestro.

No programa estão as composições Veni imeneo da ópera Orfeo, de Cláudio Monteverdi, Singt dem grossen Bassa Lieder, da ópera O rapto do Serralho, de Wolfgang Amadeus Mozart, Pátria opressa, da ópera Macbeth e Spuntato ecco el di de esultanza da ópera Don Carlo, ambas de Giuseppe verdi, Steuerman lass die wacht! da ópera o Holandês errante, de Richard Wagner, Coro a bocca chiusa, da ópera Madama Butterfly, de Giacomo Pucinni e Les voici, da ópera Carmem, de Georges Bizet.

Coral Lírico de Minas Gerais 

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-Dia, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade. Os concertos que o Coral realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. Em 2019 o CLMG completa 40 anos e em 05 de janeiro de 2019 recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais.

Augusto Pimenta – Regente

Bacharel em Regência Coral e Orquestral pela Universidade Federal de Minas Gerais. Regeu os corais: Voar (Infraero), CREA-MG e o Projeto Khronos Música Coral, entre outros. Regeu o Coral e a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Lavras (2011-2015), onde participou da fundação dessa mesma orquestra. Em 2016, ingressou na pós-graduação da Escola de Música/UFMG. Atualmente, rege o grupo “Canção das Iluminuras”, que se dedica à música renascentista e é regente assistente do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado.

Fred Natalino – Pianista

Pianista e arranjador. Mestre em Música pela UFMG (2015) e graduado em piano pela mesma instituição (2009), é também formado no curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2004). No Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR) foi professor de Percepção Musical e pianista ensaiador dos cursos básico e profissionalizante de dança, além da Big Band Palácio das Artes e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes. Integra a Happy Feet Jazz Band e é pianista do Coral Lírico de Minas Gerais. Participa regularmente como arranjador e pianista da série de concertos Sinfônica Pop, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tendo trabalhado com Milton Nascimento, Ivan Lins, Elba Ramalho, Luiz Melodia, Gal Costa, José Miguel Wisnik, João Bosco, Rosa Passos, Filipe Catto e Lenine.

Programa

  • Veni imeneo da ópera Orfeo – Cláudio Monteverdi
  • Singt dem grossen Bassa Lieder da ópera O rapto do Serralho – Wolfgang Amadeus Mozart
  • Pátria opressa da ópera Macbeth – Giuseppe Verdi
  • Spuntato ecco el di de esultanza da ópera Don Carlo – Giuseppe verdi
  • Steuerman lass die wacht! da ópera o Holandês errante – Richard Wagner
  • Coro a bocca chiusa da ópera Madama Butterfly – Giacomo Pucinni
  • Les voici da ópera Carmem – Georges Bizet

Informações

Local

Hall de entrada do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537)

Horário

12h

Duração

30min

Classificação

LIVRE

Informações para o público

31 3236-7400