Sessão da mostra CINEMA E PSICANÁLISE, no Cine Humberto Mauro, exibe ELEFANTE, de GUS VAN SANT

publicado em 2 de abril 2019

 

Em abril, a sessão Cinema e Psicanálise integra a mostra Gus Van Sant, exibindo Elefante (2003), filme que venceu a Palma de Ouro e rendeu ao americano o prêmio de Melhor Diretor em Cannes. A sessão será comentada pela psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Maria Rita Guimarães.

O filme traz a visão de Van Sant sobre a complexa questão que veio à tona com o massacre de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. O longa acompanha um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos.

Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

A mostra Cinema e Psicanálise é fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Escola Brasileira de Psicanálise.

 

Sobre a Mostra Gus Van Sant – Reunindo dez obras da filmografia do diretor americano, capaz de elaborar tanto filmes pouco convencionais e independentes quanto levar multidões ao cinema comercial, a mostra aborda questões como os anseios da juventude, homossexualidade, alienação contemporânea e a fatalidade da vida. Considerado um dos pais do movimento New Queer Cinema, cujos temas rejeitam a heteronormatividade e retratam o cotidiano de protagonistas LGBT que vivem à margem da sociedade, Gus Van Sant foi também indicado ao Oscar de melhor direção duas vezes, além de levar a Palma de Ouro e o prêmio de melhor diretor em Cannes.

 

INFORMAÇÕES

ENTRADA GRATUITA

ENDEREÇO

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro . BH

HORÁRIO

19h30

CLASSIFICAÇÃO

14 anos

INFORMAÇÕES

(31) 3236-7400

 

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.