Inverno das Artes

O Inverno das Artes é um evento cultural que, no mês de julho, ocupa as dependências do Palácio das Artes. Múltiplo, diverso, instigante, a cada ano promove atividades envolvendo música, literatura, cinema, artes visuais ou cênicas. O Inverno das Artes tem reunido artistas consagrados e jovens talentos, garantindo ao público uma diferenciada programação, predominantemente autoral e independente.

Do primeiro, participaram Paulinho da Viola, Cida Moreira, Jards Macalé, Jorge Mautner e Felipe Catto; do segundo Cida Moreira & Felipe Catto, Arrigo Barnabé, Tom Zé, Celso Adolfo, Renato Motha & Patrícia Lobato, Projeto Miguilim (Cordisburgo), Duda Brack, Lineker, Simone Mazzer, Eduardo Dussek e o Coral Cidade dos Profetas, de Congonhas. Do terceiro, Alaíde Costa, Sérgio Pererê, Fabiana Cozza, Rui Moreira Cia de Danças, Família de Rua, Zaika dos Santos, Zezé Motta, Elza Soares, Criolo e o Grupo Não Recomendados.

O quarto Inverno das Artes trouxe a Belo Horizonte  o ator cearense Gero Camilo, com o espetáculo Cartas a/de Pio; alunos da Escola de Música do Cefart executarem, ao vivo, as trilhas sonoras dos filmes The Railrodder (1965), de Buster Keaton, e O Homem com Uma Câmera (1929), de Dziga Vertov; exibição da filmagem de 1983 da peça O Rei da Vela, escrita por Oswald de Andrade, e dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa; Um tributo ao músico mineiro Flávio Henrique, falecido em janeiro de 2018, reunindo convidados e amigos do artista.

As atrações para as crianças foram o espetáculo Mania de Explicação e o show MPBaixinhos; a banda mineira ThePulso In Chamas; a cantora Julia Branco com o espetáculo Grita Lee; as Séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto com obras de Bach e VillaLobos; lançamento d’O Livro do Disco Tropicália ou Panis et Circense, do professor Pedro Duarte; apresentação do espetáculo Aqueles Dois, da Cia Luna Lunera; Maratona Nerd Ficção Científica, com clássicos cults das décadas de 1980 e 1990 e o cantor Diego Moraes.