Série Artistas e Processos Criativos: Domingos Mazzilli

O convidado desta semana da “Série Artistas e Processos Criativos” é o artista Domingos Mazzilli. Em seu vídeo, Mazzilli compartilha memórias, caminhos e processos percorridos em uma série de trabalhos. Em arte, série é um conjunto de trabalhos que possui uma sequência, ordem ou continuidade narrativa. Ao ver o vídeo, você vai perceber que a série apresentada pelo artista foi organizada em torno de temáticas como: a carne, a dor e o bordado. Já mencionamos, aqui no Criarte, a possibilidade de produção de bordados em superfícies bastante variadas. No caso de Mazzilli, o artista explora as potencialidades do bordado em fotografias, lingeries, objetos utilitários de cozinha, carne, entre outros.

Vale ressaltar que ele utiliza essa técnica, esse fazer tradicional antes restrito às mulheres, para expressar e evidenciar questões humanas e sociais que nos acompanham há tanto tempo e que se mostram ainda tão atuais, como a dor e a violência. Destacamos aqui o trabalho “Manto Tupinambá” (2018), composto por 25 quilos de carne bordada, fazendo alusão à violência e aos massacres suportados pelos povos originários do continente americano e, principalmente, do Brasil, desde 1500. Assim, a violência, a dor e a brutalidade dos atos humanos fazem contraponto à delicadeza do bordado e da pérola – material bastante explorado pelo artista em suas obras.

E você, qual, dentre os trabalhos apresentados por Mazzilli, achou mais intrigante? Por quê? Quais sensações o trabalho despertou em você? Como transformaria em imagens esses temas abordados pelo artista? Quais materiais você usaria?

Assista ao vídeo, feito especialmente para o Educativo FCS, veja imagens de alguns dos seus trabalhos e reflita sobre as questões apresentadas aqui. Aproveite para pesquisar outras obras desenvolvidas por Mazzilli. Conte-nos se você já produziu alguma série de trabalhos artísticos! Fotografe e publique sua série usando as hashtags #educativofcs, #criarte, e também @fcs.palaciodasartes.

Figura 1: Manto Tupinambá, Domingos Mazzilli, 2018, FCS. Foto: Samuel Mendes
Figura 2: Etc. [para Artur Barrio], Domingos Mazzilli. Foto: Daniel Mansur.
Figura 3: Das tripas coração, Domingos Mazzilli. Foto: Daniel Mansur.

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.