Uma escola diferente!

O seu colega de sala ruge como um leão ou canta como uma ave? Não? Na escola do curta-metragem “O menino leão e a menina coruja” tem disso e muito mais! Lá se aprende e se diverte dentro e fora da sala de aula. Que tal se divertir aprendendo um pouquinho também? Assista ao filme:

 

 

Ficha técnica

Filme: O menino leão e a menina coruja

Ano: 2017

Duração: 16 minutos

Local: Distrito Federal / Brasil

Direção: Renan Montenegro

Roteiro: Elias Guerra

Produção: Akira Martins

Som: Francisco Craesmeyer e Micael Guimarães

Direção de fotografia: Dani Azul

Montagem: Elias Guerra

 

Para refletir:

O filme mostra um mundo de pessoas-animais, uma história inventada, o que chamamos de ficção. Nessa história, um dos personagens é uma Menina Coruja, que sofre nas mãos de alguns colegas, liderados pelo Menino Leão. Mas na vida real também existem pessoas que tratam as outras mal, colocando apelidos ruins, falando coisas que machucam, falando mal de alguma característica que a pessoa tem. Essa ação tem até um nome: se chama bullying! Você conhece alguém que faz isso com as outras pessoas? Ou conhece alguém que já foi maltratado desse jeito? Isso é algo muito errado! Precisamos cuidar bem das pessoas, tratando a todos com respeito. Ninguém é igual a ninguém, todos temos qualidades e defeitos e isso não é um problema. Essas diferenças no jeito de pensar, nas coisas que cada um consegue fazer ou não, só fazem tudo ficar mais legal, pois assim podemos aprender muito uns com os outros!

 

Fotos: Divulgação.

 

Curiosidade: 

No filme vimos que vários animais são mostrados a partir das características que eles têm, sejam relacionadas à aparência física ou ao modo como eles agem, ou aos símbolos e às qualidades que eles representam, que muitas vezes vêm de mitos, lendas e crenças variadas… histórias muito antigas!

O leão, por exemplo, é  chamado de “Rei dos Animais” por ser um animal muito forte, com um rugido tão feroz que causa medo, além de uma juba que parece uma coroa! Os antigos gregos viam os leões como símbolos de bravura e nobreza e os imperadores usavam a imagem do leão para passar a mensagem de que eram fortes, corajosos e honrados.

Já a coruja é considerada símbolo da sabedoria ou da inteligência em várias culturas, tanto por seus grandes olhos quanto por ser um animal de hábitos noturnos. Isso tem influência da Mitologia Grega, pois conta-se que Atena, que era a deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Como as corujas veem o que ninguém mais consegue ver, pois são capazes de enxergar através da escuridão, acreditava-se que elas tinham o poder de desvendar mistérios. Enquanto dormimos, a coruja fica acordada, sempre atenta aos barulhos da noite.

Que outros animais podem ser vistos no filme? Quais qualidades ou características eles demonstram ter na história? Você já ouviu alguém falar “devagar como uma tartaruga”, “forte como um touro” ou “memória de elefante”? Converse com sua família para saber o que eles conseguiram perceber no filme e o que conhecem sobre essas expressões.

 

Ilustração: Naiara Rocha.

 

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.