Vamos reinventar essa história?

“Pela estrada afora eu vou bem sozinha…” Reconheceu a história? Sabe o que Chapeuzinho Vermelho encontrou pelo caminho? Pode não ser o que você está pensando! Assista ao filme para conhecer outra versão da história.

 

 

Ficha técnica

Filme: Chapeuzinho Vermelho

Local: Minas Gerais

Ano: 2018

Duração: 2 minutos

Direção: Sheila Rodrigues de Oliveira

Roteiro: Júlia Nascimento

Produção: BAECS (Biblioteca Aécio Eduardo Coelho Simões)

Animação e Fotografia: Júlia Nascimento, Sheila Rodrigues, Bruna Gabrielly, Laura Emanuelly, Caik Henrique, Nicolas Martins, Gabriel Kennedy e Alexandre Augusto

Montagem: Ítalo da Paz

Arte e figurino: Júlia Nascimento, Sheila Rodrigues e Alexandre Augusto

Som: Sheila Rodrigues e Ítalo da Paz

Trilha sonora: Vivaldi

Elenco principal: Júlia Nascimento, Sheila Rodrigues, Bruna Gabrielly, Laura  Emanuelly, Caik Henrique, Nicolas Martins, Gabriel Kennedy e Alexandre Augusto

Empresa produtora: Escola Municipal Newton Amaral Franco

 

Curiosidades:

Você já reparou que no começo e no final dos filmes geralmente aparece um montão de nomes, às vezes em letras muito pequenas? Isso é o que se chama de “créditos”! Os créditos servem para que o público saiba quem fez o quê no filme. É que por trás da produção de um filme existem muitas pessoas, cada uma com uma função diferente: alguns aparecem em frente às câmeras e por isso acabam tendo mais destaque, como os atores, outros estão por trás das câmeras e são também muito importantes para que um filme exista. No caso do curta que vimos hoje, os créditos finais informam quem fez a animação, a criação de personagens, as vozes, a gravação de áudio, a edição e o cenário. No início, também vimos os créditos de texto. O texto no cinema faz parte do que se chama de “roteiro”, que é o filme descrito em palavras. Tudo que é visto no filme foi antes escrito em um papel por um profissional conhecido como roteirista, que pode tanto criar suas próprias histórias, escrevendo um “roteiro original”, quanto usar uma história que já existe, como um livro, um conto ou até outro filme, e criar um “roteiro adaptado”, que é a sua própria versão da história, mudando algumas coisas da história original e inventando outras. No curta, por exemplo, vemos que o surgimento dos aliens na história é uma invenção do pai da Chapeuzinho Vermelho, que é roteirista.

 

Foto: Divulgação.

 

Você gostou dessa versão de “Chapeuzinho Vermelho”? Tanto o filme indicado esta semana quanto o filme indicado na semana passada, Os Flautistas de Contagem, são resultado de um projeto com crianças do Ensino Fundamental da Escola Municipal Newton Amaral Franco, que fica em Contagem (MG). O projeto “Luz, Câmera e Ação” foi pensado pela bibliotecária Sheila Rodrigues para incentivar os alunos da escola a lerem mais, a escreverem suas próprias histórias e a soltarem a imaginação, fazendo cinema. Alguns dos curtas nos mostram versões de histórias que já existem, como os dois que já vimos, enquanto outros são totalmente originais, sendo que em todos eles as crianças trazem muito de suas vidas, memórias e sentimentos.

O projeto envolveu não só a equipe da escola como outras pessoas da comunidade e fez tanto sucesso que os curtas foram lançados no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes! Alguns deles foram também escolhidos para participar de importantes festivais de cinema, como o FestCurtasBH (Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, uma mostra de cinema só com curtas-metragens) e o Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil, que é o maior festival de animação da América Latina). Além dos dois que vimos, também foram indicados os curtas Cabruuum e Dia de Chuva.

 

Foto: Divulgação.

 

Proposta de atividade:

Como vimos no filme, inventar e contar sua própria versão de uma história pode ser bem legal! Que tal fazer a sua também? Para começar, escolha uma história. Não precisa ser essa da Chapeuzinho Vermelho, pode ser outra que você goste. Depois, pense no que mudaria nela. Você pode criar novos personagens, mudar as ações dos que já existem, alterar o lugar onde a história se passa e até pensar em um outro final para ela. Para te ajudar a decidir o que mudar, pense em como quer que a história fique: mais ou menos engraçada, feliz ou triste. Agora é só registrar o que pensou em imagens! Você pode se inspirar no filme que assistimos para criar seres, objetos e outros elementos com recortes de papel, fazendo uma interessante colagem. Se já souber escrever, você pode criar um roteiro antes de produzir a imagem também.

Veja o exemplo de imagem feita por uma criança, misturando pintura, desenho e colagem. Ela colocou Chapeuzinho Vermelho lado a lado com um Troll!

 

Imagem: Yuri Rodrigues Rocha.

 

Fotografe seu trabalho e publique nas redes sociais usando as nossas hashtags #educativofcs, #cineminhaonline e também @fcs.palaciodasartes para que possamos conhecer a sua história!

 

Referências:

Crianças produzem os próprios filmes e chegam ao Anima Mundi. Disponível em: <https://criativosdaescola.com.br/criancas-produzem-os-proprios-filmes-e-chegam-ao-anima-mundi/> Acesso em: jul. 2020.

Crianças exercem a cidadania por meio de plataformas digitais. Disponível em: <https://lunetas.com.br/criancas-usam-plataformas-cidadania-digital/> Acesso em: jul. 2020.

 

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.